Olheiros da Portuguesa analisam atuação de jogadores em seletiva de Araguaína
25 MAR 2011 • POR • 16h27
Alessandro Sachetti
Da Redação
Nesta sexta-feira, 25, aconteceu no campo do Centro de Atividades do Trabalhador (CAT) – SESI, uma seletiva de futebol com jovens entre 15 e 19 anos e teve o acompanhamento de três profissionais das categorias de base da Portuguesa de Desportos, time da cidade de São Paulo que disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista e está na série B do Campeonato Brasileiro.
A vinda destes três profissionais da Portuguesa aconteceu através do Projeto Caça Talentos, realizado pela Secretaria de Esportes da cidade de Colinas do Tocantins, que através de seu secretário Prof. Clodoaldo Penteado em conjunto com as escolas de futebol de Araguaína. Antes, porém, a seletiva já havia acontecido nos municípios de Colinas e de Palmas. O Prof. Clodoaldo Penteado diz que “o projeto visa oferecer oportunidades aos jovens, para que o seu potencial técnico possa ser visto por uma equipe de futebol profissional de nível nacional”.
Robson Zimmerman, Supervisor do Departamento Talentos da Lusa, conversou com a equipe do Portal O Norte e contou que este é o começo de um projeto ambicioso da Lusa, o Projeto denominado, "Talentos da Lusa", deve passar por todos os Estados do Brasil para observar jogadores que se encaixam no perfil procurado pela portuguesa. “Este Projeto da Lusa é também uma forma de dar oportunidade para os jovens que tem potencial para um dia se tornarem jogadores profissionais. Muita gente que mora nas regiões mais afastadas dos grandes centros futebolísticos, raramente têm condições de ir até São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro e acabam desistindo de seus sonhos, muitos deles com talento para se tornarem jogadores profissionais” observa o supervisor Robson Zimerman.
Além do supervisor, a equipe da Lusa conta também com Emerson Torres do Nascimento, treinador das categorias de base sub-14 e sub-15 da Lusa e, com Edu Miranda, ex-jogador com passagens por São Paulo, Atlético Paranaense, Universidade Católica do Chile e The Strongest da Bolívia, atualmente ele é o treinador do time sub-20 da Lusa e atual campeão paulista nesta categoria.
Celeiro de talentos
A Lusa é um dos times que mais revela talentos no estado de São Paulo, por contar com poucos patrocinadores e não ser mais o grande time que já foi, a Lusa descobriu que o melhor investimento são as categorias de base, para se ter uma ideia, do time campeão paulista sub-20, 14 jogadores integram o time no principal, quatro deles como titular. Além de outros que foram negociados, inclusive com times de países europeus. O elenco profissional da Lusa conta com um jogador da região, trata-se do volante Ferdinando, que, apesar de nascido no Maranhão foi descoberto jogando em Nova Olinda.
Entre as escolas de futebol participantes da seletiva está a escola dirigida pelo ex-jogador Tiba, que teve passagem destacada defendendo a Portuguesa de Desportos, segundo ele esse acontecimento é muito importante para que os jovens não desistam de seus objetivos e não deixem de praticar esportes: “A vinda de grandes clubes para Araguaína com a missão de buscar novos talentos é extremamente importante e positiva para todos, para os nossos alunos, pois, que acabam se aplicando mais, e têm mais motivos para não desistir do esporte, para a cidade que mostra que está entrando definitivamente no mapa do Brasil e também para os que têm sonho de um dia vir a ser um jogador de futebol. Na minha época era muito mais difícil, pois, era preciso deixar tudo e ir até um grande Centro. Se a equipe da Lusa selecionar alguém hoje ela já dá toda a condição e estrutura necessária para que esse jovem se desenvolva e possa vir a ser um jogador profissional. A nossa expectativa é muito boa, é mais um grande clube brasileiro vindo até Araguaína, já tivemos por aqui o São Paulo, agora a Portuguesa e no meio do ano teremos mais novidades” completou o ex-jogador e hoje professor de categorias de base.