Gurupi precisa de pessoas que acreditem na vida
31 MAR 2011 • POR • 20h06
O voluntariado é uma dádiva das pessoas que tem alma grande que desvincularam da pequenez humana via sentimentos mesquinhos como inveja, ciúmes, preconceitos e de tirar proveito em tudo.
Em Gurupi, quanto se trata de pessoas que estimulam o espetáculo da vida, vale a pena lembrar das que superaram a própria dor e seus limites como a irmã Divina da Creche que numa cadeira de roda educou e criou centenas de crianças. Uma outra pessoa que merece destaque é a coreografa Jane Gerhardt, que está sempre com um sorriso aberto e dedica há mais de 20 parte do seu tempo para promover a felicidade das crianças apaianas de Gurupi por meio de aulas de dança e expressão corporal. “Tem mais ou menos uns 24 anos que trabalho com as crianças da APAE e logo que eu mudei para o Tocantins já comecei fazer alguma coisa. Muitas dessas crianças foram envelhecendo junto comigo que já são adultas. Eu fico muito feliz quando elas conseguem cumprir um trabalho na meta que foi proposta para elas, pois, quando uma pessoa é normal e tem todas as capacidades normas e funções motoras é bem mais fácil, mas, essas crianças superam as dificuldades. É muito bom trabalhar com essas crianças porque o voluntariado é tudo, graças a Deus”, disse Jane
Durante a abertura da Sessão Itinerante da Câmara Municipal, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31, a professora de dança Jane aproveitou, mais uma vez, para alegrar o público com uma apresentação de dança feita em comemoração ao Dia do Circo. “Nesta apresentação a gente aproveita alguns alunos com Síndrome de Down que têm alegria espontânea e outros que têm deficiências pequenas e coloca alegria. Porque o circo é fácil de trabalhar”, explicou.
O próximo desafio da professora de dança e coreografia é preparar os alunos para se apresentarem na Exposição Agropecuária de Gurupi. “Pensando na Expo/Gurupi a gente vai começar a fazer um trabalho country com deficientes físicos, alguns com Paralisia Cerebral Parcial, Síndrome de Down. Vamos unir tudo em um espetáculo”.
Conquista
Uma das grandes conquistas dos alunos da APAE de Gurupi, comemorada por Jane, foi a boa colocação da apresentação dos alunos Laércio e Simone que ocuparam o 2º Lugar em Dança Moderna no VIII do Festival Nacional Nossa Arte em Bento Gonçalves - RS.
Bons exemplos
É nessa filosofia de promover a felicidade nossa e do outro é que devemos seguir os bons exemplos de pessoas de alma grande como os alunos excepcionais, voluntários, professores, profissionais da saúde e servidores que trabalham da APAE, assim como nas Creches, Casa do Idoso, a recém criada Casa de Recuperação Maanaim do missionário Paulo e demais projetos sociais filantrópicos que estão plantando na sociedade gurupiense exemplos de ensinamentos cristão que mostram que o fruto do Espírito só é possível por meio do “o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade” Gálatas 5:22.
Precisamos seguir os bons exemplos e nos afastar de conceitos individualista, hedonista e consumista que nos levam aos vícios e ao esquecimento de que a vida deve ser vivida como um espetáculo. Como disse Fernando Pessoa: "Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário". (Wesley Silas / Atitude Tocantins)