"LUAS E LUAS "

Grupo de Teatro Zabriskie chega a Palmas

7 ABR 2011 • POR • 16h06
Os palhaços Juca Mole e Ana Banana. - Layza Vasconcelos

O grupo de teatro Zabriskie, de Goiânia, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010, apresenta, em Palmas, nos dias 16 e 17 de abril, no Teatro Centro de Criatividade do SESC, o espetáculo infantil Luas e Luas, sempre às 17h.

Várias premiações
O espetáculo Luas e Luas está à quinze anos em cartaz. Em 2003, foi selecionado para o Circuito Cultural Banco do Brasil, etapa Goiânia, no mesmo ano recebeu no XIV Festival de Teatro do Estado de Goiás, as seguintes premiações: Melhor Espetáculo; Melhor Direção ; Melhor Trilha Sonora ; Melhor Atriz, além de participar de festivais de teatro em Blumenau, Porangatu e Campinas.

Sobre o espetáculo
O espetáculo é inspirado no clássico de mesmo nome, do humorista americano James Thurber, encena a história de uma princesinha que está doentinha; enferma, ela pede a lua de presente. A rainha, sem saber o que fazer, convoca sucessivamente seus auxiliares para tentar resolver a questão, mas nenhum deles consegue resolver o problema. Depois de muitas tentativas, finalmente, um personagem muito especial, que tem em si o bem e o mal em equilíbrio perfeito, resolve a situação com magia e diálogo.

O enredo funciona como um fio condutor ao longo do qual a plateia é convidada a atuar, brincar e cantar, estabelecendo uma relação de carinho e cumplicidade com os palhaços Ana Banana e Juca Mole.

O Grupo Zabriskie desenvolve seu trabalho no Zabriskie Teatro, onde faz sua investigação e criação teatral, apresenta seus espetáculos e os dos mais representativos artistas de Goiás, em encontros que são um verdadeiro ritual de troca com o público.

História do grupo
O grupo iniciou suas atividades em 1993, funcionando como um espaço que acolhia espetáculos de artistas locais nas áreas de música, teatro e dança. Este compartilhamento entre outros grupos é um projeto constante do grupo. Em Palmas não será diferente. Grupos de teatro da região serão convidados a assistir o espetáculo e participar de um bate papo no final para troca de experiências.

Segundo o Overmundo (site colaborativo voltado para a cultura brasileira), o espetáculo destaca-se na encenação a busca de uma interatividade verdadeira com a plateia e o respeito pela criança e seu imaginário.

Público infantil
O grupo escolheu trabalhar com o público infantil pela preocupação com a formação de um público sensível e apreciador da arte. E também por valorizar um público que é franco, sincero, verdadeiro. Luas e Luas proporciona um crescimento mútuo como um ritual de troca, tanto para as crianças e seus pais, quanto para os atores. O espetáculo será uma gratificante experiência na relação da criança com o adulto que a acompanha. (Da Assessoria de Imprensa)