CAMINHOS DO EMPREGO

Trabalhadores buscam orientação em palestras

13 ABR 2011 • POR • 09h51

Segundo dados da Subsecretaria do Trabalho no Tocantins, em março deste ano foram captadas 1.596 vagas e preenchidas 825 vagas, representando aproveitamento de 52% e perfazendo 771 vagas perdidas. De acordo com o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, essa sobra de vagas pode mudar, se o trabalhador for orientado desde a elaboração do currículo até o momento da sua entrevista com a empresa contratante.

Para tentar mudar essa realidade de sobra de vagas, a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, em parceria com a Secretaria das Oportunidades, está oferecendo palestras de Orientação Profissional. O encontro “Caminhos para o Emprego” aconteceu nesta terça-feira, 12, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, em Palmas.

Na ocasião os trabalhadores puderam tirar suas dúvidas e informar suas dificuldades na hora de conseguir uma vaga de emprego. Segundo Agimiro Costa, a presença dos trabalhadores nas palestras demonstra que há interesse da população e que o Governo tem que aproveitar essa vontade: “Vocês tiveram a atitude correta em sair das suas casas e virem buscar orientação. Isso, com certeza, fará a diferença na hora da contratação”.

Os palestrantes repassaram dicas a respeito de como funciona o mercado de trabalho, oportunidades que o trabalhador pode encontrar no caminho para o emprego. Para o secretário das Oportunidades, Omar Hennemann, a intenção do evento é encontrar o “casamento” entre o que a empresa precisa e o que o trabalhador procura.

Para Kelly Rocha Toledo, as palestras são muito importantes “porque os palestrantes passam dicas de comportamento e de erros que os trabalhadores muitas vezes cometem quando vão para uma entrevista de emprego e mostram de que forma seria mais correto fazer”.

Aureny III

O encontro também acontece nesta quarta-feira, 13, no Jardim Aureny III, às 8 horas na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello. Em Palmas, no mês de março, foram captadas 684 vagas, ocupadas 318, representando um aproveitamento de 46% e totalizando 366 vagas perdidas.