Restaurantes de Araguaína se preparam para o maior evento gastronômico do mundo
18 ABR 2011 • POR • 08h34
Alessandro Sachetti
Da Redação
Acontecerá no próximo dia 29 de abril, no Glamour do Lago, a 2ª edição do Festival de Gastronomia "Brasil Sabor 2011".
Esta é a sexta edição a nível nacional e a segunda a acontecer na cidade de Araguaína. O festival é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e é um dos principais eventos gastronômicos do Brasil, já que se realiza em todas as regiões do país ao mesmo tempo.
Esse ano o tema escolhido foi “À mesa, o Brasil é hexa”. Esse é o mote da campanha do Brasil Sabor 2011, que faz uma alusão à preparação para o Mundial de 2014, quando o Brasil lutará para ser hexacampeão.
Preço promocional
Durante um mês, os bares e restaurantes participantes oferecerão aos clientes um prato específico, ou seja, o desafio é que cada estabelecimento crie um prato exclusivo para o festival e durante o mês da festiva, o comercialize a um preço diferenciado.
Catálogo
Em Araguaína o festival é organizado pela Abrasel regional, que tem como presidente, Edson Salomão, que juntamente com a equipe organizadora percorrem os estabelecimentos associados da cidade, fotografando os pratos e os catalogando. Esse registro fotográfico será inserido em um guia turístico a ser distribuído em todo Estado.
Abrasel em Araguaína
Hoje a cidade de Araguaína conta com 30 associados, desse total 21 participam do Brasil Sabor 2011, segundo o presidente regional da Abrasel, essa é uma forma de aquecer as vendas, fortalecer a associação e também uma oportunidade de publicidade para os bares e restaurantes locais: “O que se percebe é que a culinária de Araguaína é muito rica, o que precisamos é fazer um fortalecimento das empresas, onde está a busca dessa associação para que possamos nos unir cada vez mais, para podermos inovar nossos estabelecimentos, para que as pessoas que vem de fora e os turistas saiam daqui com uma boa impressão da nossa cidade, ao menos na área de alimentação que é a culinária, já que não temos outro atrativo turístico na nossa cidade”, completa Edson Salomão.
Alguns pratos do evento
Acompanhamos a equipe organizadora em dois restaurantes da cidade, o primeiro foi o "Rancho do Sabonete", que inscreveu para o festival um prato batizado como “Supremo de Frango”. Segundo o carismático Sabonete, proprietário do estabelecimento, ele mesmo foi buscar a receita na culinária francesa: “O supremo de frango são filés de frango recheados com catupiry, acompanhado da guarnição francesa que é presunto, batata palha,e ervilha, todos juntos passados na manteiga e acompanha também o arroz branco, alface, tomate e azeitona” explica o proprietário.
O outro restaurante em que a equipe do Portal O Norte acompanhou o trabalho da organização do festival Brasil Sabor 2011 foi o "Grill Restaurante", que apresentou um prato chamado “Tábua Terra-Mar”, que tem como ingredientes carne bovina, picanha suína, camarão, frutas tropicais e arroz. Segundo o proprietário do restaurant, Wesles Alves Santana, esse festival é a oportunidade ideal para divulgar o estabelecimento e também o novo prato: “Eu acho que o festival é muito importante para divulgarmos esse prato que, por conter carne vermelha, camarão e carne suína, proporciona muitos nutrientes, além disso, é muito bom o trabalho de divulgação dos bares e restaurantes da cidade”, finaliza Wesley Santana.