Via Sacra em Araguaína leva mais de 10 mil pessoas ao espetáculo
25 ABR 2011 • POR • 09h41
Luidiniz Brito
Da Redação
A tradicional Via Sacra, ou encenação da Paixão de Cristo, considerado o maior espetáculo a céu aberto do Tocantins arrebatou uma multidão para a Avenida Filadélfia, na noite da última sexta-feira, 22. A estimativa é que esteve presente para assistir a apresentação teatral, um público de mais de 10 mil pessoas.
A Via Sacra em Araguaína, é uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Cultura e representa a vida de Jesus Cristo e sua morte, por meio de encenação teatral. Antes do início da apresentação, o Coral do Santuário Sagrado Coração de Jesus apresentou-se cantando hinos religiosos, em seguida, o padre Geraldo Dionísio abençoou a todos.
A vida de Jesus Cristo e sua morte foram encenadas em quase duas horas de apresentação, divididas em 52 cenas, entre elas merecem destaque: a chegada em Jerusalém, a tentação do Diabo no deserto, a última ceia, a traição de Judas, a crucificação e a ressurreição de Jesus.
Público
Diversos cenários foram montados e o público andava de um lado ao outro, buscando sempre um lugar privilegiado, onde pudesse visualizar melhor a encenação e nem a chuva breve que caiu quase no final do espetáculo não dispersou o público que atento prestigiou o evento.
Durante todo o evento, podia-se ver na multidão, crianças, jovens, adultos e idosos, famílias inteiras compareceram no local para assistir a peça, como a dona de casa, Sebastiana Gomes, 38 anos, acompanhada dos dois filhos e da sogra. “Estou achando ótimo, maravilhoso, estou me emocionando muito" e acrescenta "Essa peça fez com que renovasse meu amor por Cristo e minha fé”, informa ela.
Para muitos telespectadores, a Via Sacra é mais que um evento religioso e possui muita importância cultural também: “Todos os anos eu venho e eles estão inovando a cada dia que passa. É importante pra cultura da cidade e do Estado, a gente se emociona muito”, evidencia Josiel Bezerra de Sousa, 26 anos, vendedor.
Bastidores
Foram quase dois meses de preperação para a apresentação, os ensaios aconteceram no Espaço Cultural de Araguaína e duraram até a última quinta-feira, 21. Neste ano foram acrescentadas quatro novas cenas. Entre figurantes e personagens destaques, participaram mais de 300 atores.
Muito emocionado no final da encenação, o diretor do espetáculo, Paulo Egídio Rosa, não conseguia conter as lágrimas: “Não é fácil fazer um espetáculo dessa magnitude”, diz ele. Sua emoção era justificada, por perceber o empenho da equipe: “Temos aqui atores iniciantes e experientes e fico muito satisfeito em ver que todos eles deram o melhor de si na apresentação”.
Mateus de oliveira, 15 anos, estudante que também participou como figurante, interpretando um soldado relatou seu esforço durante a preparação da encenação: “Assim como todos os atores da peça me dediquei bastante para a encenação e tenho certeza que valeu muito à pena”.
O projetista Sidnei Nascimento Silva, que há dois anos interpreta “Jesus” na encenação, ficou bastante emocionado ao terminar a peça. “É um momento único em nossas vidas, onde temos a honra de passar os ensinamentos de Jesus Cristo para todos”, afirmou. (Com informações da Ascop)