Mastigação inadequada pode resultar em problemas de saúde, diz especialista
2 MAI 2011 • POR • 18h45
O simples ato de mastigar os alimentos de forma inadequada pode prejudicar a saúde. Esse problema pode ser prevenido e tratado com orientações de profissionais de Odontologia e Fonoaudiologia.
O projeto “A Clínica Escola da Odontologia não cuida só dos seus dentes” existe desde o ano passado na UnirG e já atendeu 127 adultos e 29 crianças. Alunos e professores atendem a população e alertam sobre a necessidade de ter alimentação e hábitos saudáveis.
As crianças atendidas passam pela avaliação de uma fonoaudióloga, que observa as possíveis alterações nas chamadas funções estomatognáticas (respiração, mastigação, sucção e fala).
A cada sexta-feira, às 19h, os pacientes assistem a palestras educativas sobre cárie, alimentação e higiene bucal. Além disso, são repassadas orientações e exercícios práticos que mostram que tipo de alimentos ingerir e a forma de mastigá-los. Os encontros estão programados até o final de maio.
Segundo a professora responsável pelo projeto, a fonoaudióloga Karla Regina Gama, a alimentação adequada é fundamental para o desenvolvimento da criança.
Outras informações na Assessoria de Comunicação da Fundação e Centro Universitário UnirG pelos telefones (63) 3612 7512 ou 3612 7551. (Da Ascom Unirg)