Chuva alaga ruas e invade casas
21 MAI 2011 • POR • 19h16
Um chuva forte que caiu no início da tarde desta sexta-feira, 20, alagou partes das ruas Guimarães Natal e 26 de Julho, e da Avenida João Damasceno de Sá, no centro de Pedro Afonso. Foram pouco mais de 20 minutos de chuva. A água acumulada também invadiu residências e estabelecimentos comerciais. Há informações de que algumas casas tiveram seus telhados danificados.
O secretário municipal de infraestrutura, Fabrício Martins, informou que após o fim da chuva uma equipe verificou se as galerias de esgoto estavam entupidas causando o alagamento. Segundo ele, elas não estavam obstruídas e o problema teria sido causado pelo excesso de água que caiu.
Essa foi a segunda vez nesse ano que a chuva causa transtornos em Pedro Afonso. Na madrugada do dia 16 de fevereiro, uma forte chuva causou alagamentos nas ruas e casas próximas à área conhecida como Lagoa da Cruz. A água invadiu várias casas e estabelecimentos comerciais. Um dos prédios mais afetados foi o do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedro Afonso, onde foram destruídos diversos documentos, dentre eles, cerca de 200 processos de cadastramento dos produtores rurais junto ao INCRA. O computador que armazenava arquivos importantes e móveis também foram danificados.
Na época, segundo informações da Estação Climatológica Principal de Pedro Afonso, ligada ao Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de água registrado na cidade foi de aproximadamente 116 milímetros. Já a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso e que também registra diariamente o volume das chuvas diariamente, informou que o volume registrado durante todo o mês de fevereiro foi de 240 milímetros.
Vale lembrar que o sistema de escoamento de esgoto de Pedro Afonso é antigo e precisa ser ampliado. (Do Centro-Norte Notícias)