COMPROMISSO

Novas lixeiras são instaladas nas principais Avenidas de Araguaína

26 MAI 2011 • POR • 08h46
Dágila Sabóia/Portal O Norte

Dágila Sabóia
Da Redação


Finalmente novas lixeiras começaram a ser instaladas na cidade de Araguaína. Conforme prometido pelo secretário Municipal de Obras, Walmir Ribeiro, em entrevista concedida ao Portal O Norte (Confira a reportagem na íntegra), 100 lixeiras estão sendo dispostas em duas das principais avenidas da cidade: A Cônego João Lima e a Marginal Neblina.

Entenda o caso
A ausência de lixeiras em locais com grande fluxo de movimento em Araguaína resultava no acúmulo de lixo pelas vias, como era o caso da Marginal Neblina, que diariamente é utilizada por centenas de frequentadores para a prática de atividades físicas como caminhada.

A denúncia chegou ao Portal O Norte que evidenciou a necessidade urgente de limpeza e manutenção do local. Em entrevista ao portal o secretário de Obras do Município, garantiu além da limpeza semanal que novas lixeiras seriam instaladas prioritariamente na Cônego e Marginal Neblina.

Primeira etapa de instalação  
A instalação de lixeiras na cidade se deu graças à proposta consciente e inovadora da empresa WS Comunicação Visual e Eventos LTDA que em entrevista à nossa reportagem deu todos os detalhes sobre o projeto (confira a publicação na íntegra).
 
Já colocando em prática o projeto, de imediato, foram instaladas cem (100) lixeiras na cidade, sendo que destas, cinqüenta (50) estão dispostas na Avenida Marginal Neblina, que devido à problemática apontada pela reportagem do Portal, teve prioridade.

Vandalismo
O projeto implantará um total de duas mil e quinhentas (2.500) lixeiras na cidade. O prazo previsto para a concretização do projeto segundo o jovem empresário, Gustavo Soares, é aproximadamente um ano e meio. mas em uma rápida entrevista ele destaca uma preocupação: “Já nesta etapa inicial tivemos que enfrentar ação de vândalos e em menos de uma semana já estávamos substituindo lixeiras, é importante que a população tenha consciência de sua responsabilidade social, destruir um patrimônio que contribui para a manutenção de nossa cidade limpa é um ato lamentavelmente irracional”.

Apesar da ação dos vândalos a empresa WS garante a limpeza, manutenção e substituição das lixeiras caso elas venham a ser destruídas e destaca que uma equipe de profissionais fará um monitoramento para evitar estes incidentes: “Inicialmente teremos uma equipe de oito pessoas para realizar a manutenção das primeiras 100 lixeiras, além disso estamos fazendo parceria com a equipe “Guardião” que em motocicletas, já prestam serviço à comunidade durante a noite e madrugada no sentido de evitar roubos e assaltos em bairros na cidade, para que eles possam nos acionar nos casos de vandalismo evitando possivelmente a depredação das lixeiras”.