Tocantinópolis sedia 1º Encontro de Agricultores Familiares do Programa
2 JUN 2011 • POR • 11h00
O encontro voltado para estudantes e agricultores familiares acontece no próximo sábado, 04, na UFT - Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis, sob a organização da Diretoria Regional de Ensino. O objetivo é fortalecer e valorizar a agricultura familiar da região, divulgando as atividades realizadas no programa Projovem Campo - Saberes da Terra, além de promover a interação entre os estudantes e familiares.
A programação começa às 7h com café da manhã e inscrições para as oficinas de artesanato, produtos derivados do leite e olericultura, ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécie de hortaliças e frutos diversos. Às 8h os participantes percorrem as principais ruas da cidade com uma caminhada de sensibilização em defesa da Educação do Campo.
No encontro o engenheiro agrônomo, João Palmeiras, ministra a palestra ‘Valorização do agricultor familiar’ e professor Antonio Marcos Bandeira fala sobre ‘Agroecologia e agrotóxicos na agricultura’.
‘Feira de Saberes e Sabores’
Uma mostra do trabalho realizado pelos estudantes e agricultores será exposta na ‘Feira de Saberes e Sabores’, a partir das 16h. Haverá ainda socialização das experiências das turmas do programa que englobam os povoados: Brejinho, Olho D’água, Mata Grande, Destilaria e 1º de Janeiro.
No encerramento os alunos e professores participam ainda dos ‘Jogos da integração’, com competições de futsal nas modalidades feminino e masculino.
Projovem Campo - Saberes da Terra
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Campo - Saberes da Terra tem como objetivo ofertar escolarização em nível fundamental, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, integrada à qualificação profissional, além de promover a reintegração do jovem agricultor familiar, com idade entre 18 e 29 anos, residente no campo e que não tenha concluído o ensino fundamental. (Da Ascom)