EXPOARA 2011

Semana tecnológica movimenta stand do Sebrae no Parque de Exposições

6 JUN 2011 • POR • 15h38
Thaís Souza

O SEBRAE iniciou na manhã desta segunda-feira, a 6ª semana tecnológica. Criado em 2005 o evento tem o objetivo de levar conhecimento e novas técnicas de criação de animais e cultivo de hortaliças ao homem do campo.

Na abertura oficial da semana, esteve presente o Gerente regional do SEBRAE, Francisco de Assis Dias Ramos, o presidente do sindicato rural de Araguaína (SRA), Wanderley Araújo filho e representantes das empresas parceiras.

Na ocasião, o presidente do SRA comentou da importância de levar esse conhecimento ao produtor, uma vez que são eles que realizam todo o trabalho primário da alimentação.Wanderley sobressaltou que capacitar este produtor é uma forma de viabilizar maior qualidade de vida a população em geral.

Dois ônibus foram disponibilizados para buscar os produtores rurais em assentamentos e fazendas. Hoje mais de 40 pessoas vieram do município de Babaçulândia para assistir a palestra sobre suinocultura. De acordo com Deuzina Farias da Silva, presidente do assentamento P.A. Coruja, localizado a 56 km de Araguaína a expectativa é aprender o máximo sobre a criação dos porcos. Falou ainda que espera participar de outras palestras, uma vez que na fazenda lidam com diversos animais.

Conforme o Dr. Gerson Fausto da Silva, palestrante de hoje, será mostrado ao produtor de pequeno porte viabilidades técnicas e econômicas para a criação intensiva de suínos ao ar livre. Segundo o professor, técnicas de manejo da reprodução, maternidade e creche serão enfatizadas nestas oito horas do curso.

A partir das 14 horas, os produtores colocarão em prática o que aprenderam na teoria, onde terão a oportunidade de visitar o sistema Siscal da Universidade Federal do Tocantins.Ao todo mais 70 pessoas participam da palestra sobre suinocultura.

Parcerias
Para realização deste evento, o SEBRAE tem o apoio de várias empresas privadas e órgãos públicos voltados ao produtor rural. Os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do curso de zootecnia dará o suporte nas palestras ocorridas durante a semana tecnológica.

Os palestrantes vieram de entidades que incentivam o projeto e visam informar tecnicamente o produtor. De acordo com Eduardo Neres, técnico em agronomia da Coopter, a proposta é capacitar agricultores para melhor planejamento nos investimentos de linhas de crédito.

Após conhecer os métodos que auxiliarão no cultivo ou criação de animais, os produtores poderão instalá-las por meio de uma disponibilização de linhas de crédito oferecidas pelo Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Cernio Lopes da Cruz, Delegado regional da Adapec ressaltou a qualidade tecnológica brasileira voltada ao agropecuarista. Para Cernio esta é uma forma de capacitar o produtor, o assentado, o pecuarista para que ele consiga potencializar a renda no campo.

Os cursos é um meio de fazer com que esta tecnologia rural constantemente atualizada chegue ao produtor.As palestras que ocorrem durante todo o dia no stand do SEBRAE no parque de exposição Dair José Lourenço são gratuitas. Para realizar as inscrições que estão sendo feitas no local, os interessados devem levar o CPF.

Cada mini curso tem duração de oito horas, onde os participantes receberão um certificado que será emitido pelo SEBRAE, no dia 10 quando termina a semana tecnológica. (Fonte: Thaís Souza)