Começa nesta quinta V Encontro Presencial da Equipe de Formação do Programa UCA
8 JUN 2011 • POR • 19h28
O V Encontro Presencial da Equipe de Formação do Programa Um Computador por Aluno - Tocantins é voltado para professores, que irão aprender mais sobre as práticas pedagógicas com uso do laptop educacional conectado. O evento será realizado na Universidade Federal do Tocantins, no Campus de Palmas nos dias 09 e 10 de junho de 2011, das 08h às 18h, no auditório do Bloco 3.
Participam do encontro, como conferencistas, o professor doutor José Armando Valente, que falará sobre “Tecnologia Integrada ao Currículo: Mobilidade” e a professora doutora Beth Almeida, que abordará a “Formação de professores para o uso de computador portátil”.
A coordenadora de Tecnologias Aplicadas à Educação da Seduc e também coordenadora estadual do Proinfo Integrado, Leila Ramos, fará uma apresentação das práticas pedagógicas das escolas do Programa UCA Tocantins: problemas e soluções. “O trabalho é resultado de um mapeamento realizado nas escolas onde o projeto já está implantado”, explicou.
Experiência transformada em livro
Os conferencistas participantes desse encontro integram a equipe de escritores do livro “O Computador Portátil na Escola - Mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem”. Este livro foi pensado durante a implantação do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, ação conjunta da Presidência da República e do Ministério da Educação – MEC, como estratégia para proporcionar a inclusão digital do aluno por intermédio da escola e a utilização dessa tecnologia nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento do currículo.
O uso do computador portátil carrega consigo um conjunto de inovações relacionadas às características técnicas de conectividade, interoperabilidade, mobilidade e imersão. Tais aspectos impulsionam a inovação pedagógica, pois ao inserir as redes de ensino na cultura do século XXI, caracterizada pelo emprego de instrumentos que incorporam as tecnologias, linguagens e mídias digitais, torna-se evidente que o laptop pode ser usado em diferentes atividades, a qualquer momento, em múltiplos espaços, permitindo desenvolver o diálogo social e a aprendizagem pessoal e coletiva. Para tanto é fundamental apoiar o trabalho do professor por meio de processos formativos.
O propósito deste livro é o de ampliar o escopo da discussão sobre a complexidade da inserção do laptop na escola em suas diferentes dimensões, analisar o processo desencadeado de formação de educadores na ação, explicitar as concepções e metodologias orientadoras desse processo, compartilhar as experiências vividas e apontar possíveis caminhos para a realização de ações correlatas. O lançamento ocorrerá no Espaço Café Literário, durante a Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, que acontece entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, em Palmas. (Da Ascom Seduc)