DOAÇÃO DE SANGUE

Ministério da Saúde amplia faixa etária para doação de sangue

16 JUN 2011 • POR • 11h27
Divulgação

Dezoito anos não é mais a idade mínima para quem deseja doar sangue. A partir de agora, os jovens podem doar ao completarem 16 anos, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. A medida faz parte da nova legislação do MS – Ministério da Saúde – sobre procedimentos hemoterápicos.

A Portaria 1.353/2011, publicada no DOU – Diário Oficial da União da última terça-feira, 14, estabelece ainda a ampliação da idade máxima permitida para doação. Antes o limite era 65 anos, agora pessoas com até 67 anos podem se tornar doadores. Outra mudança é o peso mínimo dos candidatos à doação, o novo regulamento permite que pessoas com menos de 50 quilos sejam aceitas como doadoras, caso consideradas aptas em avaliação médica.

Além disso, a nova legislação assegura que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco por si própria.

De acordo com a Diretora da Hemorrede do Tocantins, Perla Risette Alves Lima, as cinco unidades de hemoterapia do Estado estão cientes das mudanças ocorridas e já estão se adequando para receber os doadores e informar à população seguindo o padrão estabelecido pela nova lei.

Os avanços estabelecidos no novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos são resultado de consulta pública iniciada, pelo Ministério da Saúde, em 2010. A consulta recebeu 500 contribuições de especialistas do setor e da sociedade civil.

4 milhões de doações até 2012
Todas essas modificações fazem parte de um esforço do MS e das hemorredes de todo o país para aumentar o número de doadores de sangue no Brasil. Atualmente, 1,9% da população brasileira doa sangue. O objetivo é chegar a 4 milhões de doações em 2012 e, dessa maneira, elevar esse percentual a 2,1%.

Mais segurança e agilidade nos testes de triagem
Além da Portaria 1.353/2011, o MS também divulgou na última terça-feira,14, a expansão da realização do Teste NAT para todos os hemocentros do país. O teste de biologia molecular tem o objetivo de reduzir a janela imunológica - intervalo de tempo entre a infecção e a detecção por exames da produção de anticorpos pelo corpo. O teste torna a triagem das bolsas mais confiável e reduz, por exemplo, de 70 para 20 dias esse período de detecção, no caso de Hepatite C, e de 21 para 10 dias, do HIV.

Quem pode doar

Candidatos com:

- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;

- Documento de Identidade oficial com foto;

- Idade entre 18 anos completos e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia;

- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11. (Com informações do Ministério da Saúde)