Gurupi recebe 154 cartões do idoso
21 JUN 2011 • POR • 19h01
A Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social entregou 154 cartões do idoso em dois eventos no município de Gurupi nesta segunda-feira, 20. Ao todo, desde a primeira entrega em 2009, o município já recebeu 432 cartões.
No primeiro evento em Gurupi foram entregues 55 cartões aos idosos da Assobem – Associação Comunitária do Bem Estar Social de Gurupi. A entrega foi realizada no Instituto Juarez Moreira e contou com a presença do secretário executivo da Setas, Gilberto Cormineiro, da secretária extraordinária da Região Sul, Goiaciara Cruz, do presidente do Instituto, Gutierres Torquato, da Presidente da Assobem, Solange Fernandes, da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Edna Maria, e da vereadora Zenaide. No segundo encontro foram entregues 99 cartões aos idosos que fizeram a solicitação do benefício nos Cras e na secretaria de Desenvolvimento Social do Município. Participaram, além dos representantes estaduais, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Paulina Abdala, e o secretário municipal da Comunicação, Luiz Cláudio Barbosa.
O Cartão do Idoso foi instituído pela Lei Estadual n° 2.001/08, que garante a gratuidade no transporte intermunicipal para idosos com idade a partir de 60 anos e renda mensal menor ou igual a 2 salários mínimos.
Nos dois eventos o secretário executivo Gilberto explicou aos idosos a forma de utilizar o cartão e lembrou: “Por se tratar de uma lei estadual, o cartão do idoso só vale para os limites do território tocantinense e para empresas com concessão para o Estado”. O secretário afirmou, ainda, que o Governo do Estado está elaborando o novo PPA e que, a partir de 2012, os idosos poderão contemplar novos programas sociais e compromissos de campanha do governador Siqueira Campos com a classe.
O secretário Luiz Cláudio, que no evento representou o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdala, afirmou que o interesse do município é cadastrar todos os idosos de Gurupi para garantir o acesso dos mesmos ao benefício. “Nosso desejo é que as pessoas nessa nova etapa da vida possam desfrutar seu tempo livre, visitar os parentes , amigos e passear”, completou o secretário.
É o que planeja a senhora Pascoalina Francisca de Souza, 75 anos. Ela tem parentes e amigos em Porto Nacional, Natividade e São Miguel e nem sempre podia visitá-los, mas agora ela afirma: “Não vou mais parar em casa, vou passear muito se Deus quiser”.
Em Gurupi, os idosos interessados em solicitar o cartão devem procurar os Cras - Centro de Referência da Assistência Social, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ou o Instituto Juarez Moreira.