PM realiza treinamento para expandir SIOP para Araguaína e Gurupi
27 JUN 2011 • POR • 11h50
Otimizar os serviços do SIOP (Sistema Integrado de Operações) da Polícia Militar do Tocantins como forma de agilizar o atendimento, dando uma resposta mais rápida à sociedade. Este é um dos objetivos do Treinamento do SIOP que está sendo oferecido a 40 policiais, entre civis, militares, bombeiros e guardas metropolitanos de Palmas, Araguaína e Gurupi. O treinamento teve início na manhã desta segunda-feira, 27, e prossegue até o dia 1º de julho, na sede do QCG (Quartel do Comando Geral), em Palmas.
O curso é ministrado pelo tenente coronel da Polícia Militar do Estado de Goiás, Cláudio de Oliveira, conta com 40h/aula e os seguintes módulos: Atendimento, Despacho, Fechamento, Administração e Manutenção e o módulo de Relatórios e Consultas. Ao final do treinamento haverá uma avaliação – uma prova prática – com os participantes. Os alunos serão certificados pela Evoluti – empresa responsável pelo projeto de expansão do SIOP para Araguaína e Gurupi.
A delegada de polícia e diretora do SIOP, Millena Coelho Jorge Albernaz, informou que nessas duas cidades (Araguaína e Gurupi) já existe o serviço 190 - COPOM - Centro de Operações da Polícia Militar - e que o treinamento em Palmas tem a finalidade de agilizar os atendimentos à sociedade, inclusive com dados reais e estatísticos do mapeamento das ocorrências – uma otimização que se dará, principalmente, com a interligação do sistema entre Palmas, Araguaína e Gurupi.
A previsão é que o SIOP esteja implantado nessas duas cidades do interior no segundo semestre deste ano. Após implantado definitivamente o SIOP em Araguaína e Gurupi, haverá treinamentos com os policiais para a execução dos trabalhos.
SIOP
O serviço foi implantado em 2004 e inaugurado em 21 de abril de 2005. O SIOP passou a atender a comunidade de Palmas gerando mais agilidade e eficiência no atendimento às chamadas de emergência, por meio do telefone 190. Instalado no Quartel do Comando Geral, o sistema utiliza tecnologia de ponta e facilita o deslocamento de viaturas com mais rapidez. As polícias Militar, Civil, Técnica, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana e IML trabalham em conjunto para atender a população e têm no SIOP um grande aliado no combate à criminalidade.