Programa reduz em 63% focos de incêndio no Estado
11 JUL 2011 • POR • 12h05
Na manhã desta segunda-feira, 11, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apresentou um balanço parcial sobre os resultados do Pacqto – Programa de Controle das Queimadas no Tocantins.
Segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais – Inpe, os focos de calor tiveram redução de 63%, tirando o Tocantins do 2° lugar no ranking nacional em 2010 para o 4° lugar neste ano.
O secretário Divaldo Rezende destacou que a redução dos focos é uma resposta positiva da sociedade civil às ações promovidas pelo Governo do Estado, por meio do Pacqto e demais projetos voltados ao combate às queimadas. “Nossa meta de redução dos focos era de 50% e o resultado que alcançamos já superou as expectativas. Isso é resultado de ações conjuntas que demonstram a eficácia da transversalidade”, pontuou Divaldo.
Ainda conforme o secretário, o Governo já investiu mais de R$ 1 milhão em ações de combate às queimadas no Estado. O investimento engloba contratação de brigadistas e aquisição de equipamentos de combate ao fogo, dentre outras ações.
Parceria com o Canadá
Visando o aperfeiçoamento das ações de combate às queimadas no Estado, o Governo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está estudando uma parceria com o Governo do Canadá. O secretário Divaldo afirma que representantes do Governo canadense já visitaram o Estado duas vezes este ano e a próxima visita deve ocorrer em agosto. “Há um interesse mútuo de cooperação. O Canadá foi escolhido por ser número um em combate a incêndios. Quando decidimos pelo Canadá foi baseado na determinação do Governador de trabalhar sempre com as melhores referências, seja qual for o assunto”, explicou o secretário.
Sobre o Pacqto
Prevenir, controlar e combater as queimadas por meio de um trabalho integrado. Esta é a intenção do Programa de Controle das Queimadas no Tocantins, o Pacqto, que teve suas ações apresentadas pela Secretaria da Comunicação (Secom) e pela Defesa Civil no último dia 7 de junho, durante a 17ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins.
As ações do Pacqto serão desenvolvidas em quatro etapas. A primeira é a de Reflexão, em que será feito um trabalho de conscientização junto à comunidade. A segunda etapa será a de Informação, onde serão colocadas em prática medidas técnicas e lúdicas, sendo estas últimas voltadas para educação das crianças.
Na terceira etapa devem ser realizadas as ações dentro dos municípios, com o envolvimento de voluntários no trabalho de combate aos focos de incêndio. A quarta e última etapa será a de Apresentação dos Resultados e de Planejamento das Ações do próximo ano.
Resultados finais
A previsão é que os resultados do Pacqto sejam apresentados em março de 2012, por meio do Fórum do Pacqto, e em maio do próximo ano serão premiados os cinco municípios que mais se destacaram no combate aos focos de incêndio. (Da Ascom Secom)