Queimadas no Estado são tema de Audiência Pública em Brasília
14 JUL 2011 • POR • 12h01
O Governo do Estado enviou na manhã desta quinta-feira, 14, representantes dos órgãos ambientais para participarem da Audiência Pública sobre as queimadas no Tocantins, que acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília. O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Divaldo Rezende, é um dos integrantes da equipe do Governo que vai falar a respeito da situação atual do Estado em relação aos incêndios florestais.
De acordo com o secretário, diversas ações foram e continuam sendo articuladas com representantes da iniciativa privada, organizações não governamentais e órgãos públicos federais, estaduais e municipais, visando a diminuição das ocorrências de queimadas e o combate direto ao fogo. Os resultados dos esforços já podem ser conferidos nos números divulgados esta semana pela Semades e demais órgãos, comparando o período de janeiro a julho de 2010 e de 2011.
Segundo estes números, houve um redução de 63% no número de focos de calor registrados pelo satélite NOAA 15, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Tocantins passou do segundo lugar, em 2010, para o quarto lugar, em 2011. A expectativa é que a redução seja maior e que o posicionamento do Estado no ranking nacional afaste ainda mais o Tocantins dos primeiros lugares. “A situação ideal é que o Estado saia deste ranking e o que eu posso dizer é que estamos trabalhando intensivamente para isso”, declarou o secretário.
A Audiência Pública sobre queimadas é uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. (Da Secom)