EM DEFESA

Proprietário de postos diz não incentivar consumo de álcool no trânsito

21 JUL 2011 • POR • 10h34
Daniel Lélis/Portal O Norte

Daniel Lélis
Da Redação
 

O Portal O Norte publicou ontem, 20, reportagem sobre uma campanha promocional lançada por dois postos de gasolina de Araguaína inaugurados recentemente (confira aqui). Para atrair a clientela, os postos, que são de bandeira “AleSat”, inovaram: a cada 10 litros de gasolina abastecido na rede ou 30 litros no caso do diesel, o consumidor ganha ou um guaraná de 237 ml ou uma cerveja de 250 ml.

Em entrevista ao site, Diorgio Bandeira, proprietário dos estabelecimentos, um localizado na Cônego João Lima e o outro na Rua 1º de Janeiro, afirmou que não considera que a promoção faça incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas no trânsito. Para ele, como a cerveja dada como brinde aos fregueses é oferecida “in natura”, estaria completamente afastada a possibilidade de consumo imediato.

De acordo com Bandeira, antes de formular a campanha, a empresa teria procurado orientação jurídica para verificar a legalidade da ideia. Ele lembrou ainda que no final do anúncio há uma advertência aos motoristas de que não devem beber antes de dirigir. “Consultei meu advogado antes de lançar a promoção. Ele falou que não há nenhuma ilegalidade. Se fosse por isso, não poderia passar propaganda de cerveja na televisão”, contou.


Procon
Em entrevista a nossa equipe de reportagem, o diretor do Núcleo Regional do Procon na cidade, Terciliano Gomes, afirmou que o órgão acompanha o caso, mas que não há, por enquanto, qualquer abuso cometido por parte da rede de postos “AleSat”. Segundo Gomes, como a cerveja é um produto legal, e nesse caso é oferecida “in natura”, a campanha promocional não feriria a lei. “Fica a critério da pessoa consumir ou não a cerveja quando estiver dirigindo”, afirmou.

Polêmica
O Portal O Norte perguntou a opinião do leitor a respeito da promoção. Ela incentiva ou não o consumo de álcool no trânsito?, questionou o site. Para a maioria dos leitores, a campanha promocional não incentiva o consumo de álcool no trânsito. Contudo, o assunto ainda divide opiniões. Alguns acham que a promoção foi infeliz. “Dá cerveja de brinde aos motoristas em pleno vigor da lei seca. Existem tantas coisas para se oferecer de brinde. só os alcoólatras é que devem ter gostado mesmo”, comentou uma das leitoras. Já outros não veem nada demais na ideia. “Não vejo nada demais. Não podemos ser hipócritas. Não é uma simples promoção como esta que vai fazer alguém beber cerveja”, afirmou outro leitor.