Semades inicia Cadastro de Entidades Ambientalistas do Tocantins
13 SET 2011 • POR • 16h59Segundo a diretora de unidades colegiadas da Semades, Simone Camelo, somente as Ongs inscritas no Ceato poderão participar das eleições dos conselhos do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Biodiversidade. O Cadastro também vai servir como um mapeamento atualizado da atuação das ONGs ambientalistas no Tocantins.
De acordo com Camelo, o Cadastro aproxima ainda mais a sociedade civil organizada da Semades. “Queremos abrir um canal de diálogo constante com as ONGs para termos mais transparência e legitimidade nas ações ambientais promovidas pela Secretaria”, enfatizou.
Inscrição
Para se inscrever, a ONG interessada deve apresentar cópias autenticadas dos documentos da entidade, como estatuto, ata de eleição da diretoria e inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Também deve encaminhar um relatório das atividades desenvolvidas no último ano, uma declaração de regularidade jurídica e uma declaração de que o representante legal da entidade não é membro da diretoria de outra instituição no mesmo segmento.
A entidade solicitante deve ter, no mínimo, 1 ano de existência. (Ascom Semades)