Turistas apontam necessidade de melhorar acesso no Jalapão
14 SET 2011 • POR • 09h39
Os atrativos turísticos Cachoeira da Velha e Prainha, no Rio Novo, Jalapão, foram visitados por 336 turistas durante o feriado prolongado da Independência. A Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (Adtur) aplicou a Pesquisa de Avaliação da Demanda Turística, para identificar gargalos e conhecer o perfil sócio-econômico dos visitantes. Os resultados indicaram as rodovias de acesso e a sinalização turística como itens que devem receber atenção prioritária.
“A ação foi de recuperação da credibilidade do roteiro”, explica o presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno. Os entrevistados apontaram também a necessidade de policiamento ostensivo para garantir a segurança, mas a maior parte assegurou que voltará ao Jalapão. Outro quesito apontado por muitos foi a diversificação de atividades e o controle de acessos aos atrativos. Um dado positivo foi a presença de guias e condutores à frente dos grupos de visitantes, informando os roteiros.
No feriadão, além de visitantes do próprio Tocantins, o Jalapão atraiu turistas de Brasília (DF); Formosa do Rio Preto (BA); São Luís (MA); Garça (SP); Silvânia (GO); Curitiba (PR); e Recife (PE). (Jornal do Tocantins)