Hospital de Araguaína presta serviços à população há mais de 40 anos
16 SET 2011 • POR • 07h55
Há mais de 40 anos o HRA – Hospital Regional de Araguaína presta serviços de referência, a contar desde a primeira unidade instalada no local que contava com 40 leitos, realizando cerca de 10 mil atendimentos mensais em média e alta complexidade. A unidade está instalada no segundo maior município populacional e territorial do Estado, a 368 km de Palmas, na região norte do Tocantins.
O HRA dispõe atualmente de 211 leitos, sendo 201 de internação, entre estes estão as salas amarela e vermelha, e 10 leitos de UTI Adulto. O hospital realiza serviços em mais de 30 especialidades, segundo o CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde/2011, algumas delas são referência para todo o Estado.
O quadro de pessoal é composto por 642 profissionais de enfermagem e 126 médicos especialistas em cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, entre outras.
Na avaliação do Diretor Geral do HRA, Edison Gonçalves Primo, a estrutura do hospital está em condições favoráveis a um atendimento de qualidade ao usuário, após constantes reformas que têm sido realizadas na unidade desde o início do ano. Outros avanços serão efetivados com o aporte de R$ 7.682.748,00 para investimentos anuais, estabelecidos por meio de contrato de gerenciamento com uma Organização Social. Segundo Primo, em curto prazo de tempo, haverá melhoria no Centro de Referência Ambulatorial de Alta Complexidade, Centro Cirúrgico e UTI, entre outras ações.
Oncologia
O Programa Estadual de Tratamento de Câncer é referência para o Norte do país, envolve cirurgia, quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, tendo o porte de Unacom – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.
Para abrigar os pacientes do Tocantins e de outros estados que necessitam do tratamento, o Governo do Estado mantém, há 22 anos, uma unidade de hospedagem, atualmente denominada Casa de Apoio Glória Moraes, com 65 leitos. A depender do tratamento a estadia pode ser de meses, e a Casa está sempre atendendo na sua capacidade máxima. No último mês de agosto foram 64 estadias, sendo 39 pacientes do Pará e Maranhão.
“O tratamento de câncer é muito agressivo, as pessoas chegam aqui desacreditadas, e o nosso trabalho é humanizar suas estadias. A Casa está aberta para a sociedade conhecer o serviço, e dar alguma atenção aos pacientes”, disse a coordenadora Devanilde Xavier Dourado.
Cirurgia Bariátrica
Entre os programas desenvolvidos no HRA, também é realizado o Programa de Cirurgia Bariátrica, que atende pessoas com problemas de obesidade mórbida. Só em 2010, 314 novos pacientes foram admitidos no Programa, e outros 108 acompanhados no pós-operatório.
O paciente é avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por Endocrinologista, Cirurgião, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Educador Físico, Assistente Social e Enfermeiro, que passa a acompanhar o paciente durante o seu tratamento ambulatorial, internação, e também após a cirurgia.
Pastoral da Saúde
Além do serviço de saúde, é prestado nas instalações do HRA, um serviço de apoio assistencial ao paciente, realizado pela Pastoral da Saúde, distribui produtos de higiene, cestas básicas, realiza visitas aos leitos com mensagens religiosas, aconselhamento espiritual, além da celebração de missas na capela da unidade, entre outras ações que visam o bem-estar e a promoção humana.(Da Secom)