AMAZONTECH

Embrapa apresenta catálogo de tecnologias

7 OUT 2011 • POR • 09h45

Da fossa séptica biodigestora ao feijão caupi BRS Aracê desenvolvido para a região Norte do Brasil, passando pelo curso de Inventário Florestal Digital, a ampla lista de tecnologias que a Embrapa apresentará no Amazontech 2011 preenchem 34 páginas de um catálogo que será distribuído durante o evento.

A publicação já está disponível na internet (Embrapa Amazontech 2011) e apresenta um resumo das 219 tecnologias desenvolvidas por 18 unidades da Embrapa.

Os trabalhos foram agrupados nos setores em que serão exibidos no Amazontech: Rodada de Protótipos, Painel frutas da Amazônia, Geoportal, Painel agricultura de baixo carbono, Painel saberes indígenas, Portal pescados da Amazônia, Painel da bovinocultura, Nutec Móvel, Estande institucional Embrapa e Vitrine tecnológica.

O medidor Wiltmeter é um exemplo de tecnologia que será exibida na Rodada de protótipos. Desenvolvido pela Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), o aparelho mede a firmeza (turgescência) das folhas em relação ao seu teor de água. Essa informação é importante para estabelecer as condições de saúde do vegetal.

A Rodada de protótipos terá ainda uma fossa séptica biodigestora de fácil instalação e de baixo custo desenvolvida especialmente para pequenas propriedades rurais. Formada por três caixas interligadas, a fossa ainda fornece adubo orgânico que pode ser utilizado com segurança na lavoura.

Entre as atrações do Geoportal, está o Inventário Florestal Digital, um curso destinado a técnicos florestais para capacitá-los na operação do Modelo Digital de Exploração Floresta (Modeflora) uma tecnologia que permite o manejo dessas áreas com alta precisão. O Modeflora será apresentado pela Embrapa Acre, de Rio Branco.

Açaí de qualidade
O processamento do açaí é um dos temas que serão apresentados no Painel frutas da Amazônia. Fruto altamente valorizada no mercado nacional e internacional, o açaí é comercializado de diferentes formas, como a polpa congelada, por exemplo.

No Amazontech, os visitantes poderão acompanhar operações de centrifugação, prensagem, secagem, microfiltração, osmose inversa e pasteurização da polpa de açaí; processos que agregam valor e qualidade ao produto e que foram desenvolvidos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro (RJ).

A Embrapa Roraima, sediada em Boa Vista, mostrará as potencialidades do óleo de inajá na geração de energia. Fruto do inajazeiro, a amêndoa produz diferentes óleos que podem ser utilizados por vários ramos industriais. Essa tecnologia será apresentada no Painel agricultura de baixo carbono.

No estande institucional da Embrapa estarão representadas 13 unidades da Empresa que atuam em pesquisa e transferência de tecnologia. A Embrapa Pesca e Aquicultura, sediada em Palmas (TO), apresentará no estande o espaço Contanto Ciência na Web (CCW), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica.

O CCW é um portal eletrônico produzido pela Embrapa Informação Tecnológica que visa difundir conceitos da ciência agropecuária para o público infanto-juvenil. No espaço CCW do estande, as crianças poderão participar de atividades lúdicas manuais e conhecer o portal por meio de nove computadores.

Sabedoria indígena
Outra atração do estande será o Painel saberes indígenas no qual será apresentado uma exposição fotográfica do projeto Segurança alimentar e agricultura indígena executado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). O objetivo do projeto é garantir a segurança alimentar do povo Krahô que habita o nordeste do Tocantins.

O Amazontech ainda terá o Portal do pescado no qual a Embrapa Amapá fará o seminário Doenças do pirarucu e do tambaqui e a Embrapa Pesca e Aquicultura falará sobre alimentação e nutrição de peixes e também sobre os peixes ornamentais tocantinenses.

Uma das maiores atrações levadas pela Embrapa ao evento é a Vitrine tecnológica de produtos vivos na qual serão apresentadas mais de oitenta tecnologias geradas pelos pesquisadores da Empresa como novas sementes e cultivares adaptados aos estados da Amazônia Legal. Entre eles está o feijão caupi BRS Aracê cujo plantio é preconizado para os Estados de Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Pará, além do Piauí, Bahia e Sergipe.

A vitrine cobre uma área de 80 metros de extensão com plantações que formam figuras representativas do Estado sede do evento como arara, boi, abelha, água e capim dourado. Essas imagens são emolduradas por um imenso mapa do Tocantins também formado por espécies vegetais desenvolvidas pela Embrapa.

O Amazontech será realizado de 18 a 22 de outubro no Espaço Cultural da cidade de Palmas (TO), e estará aberto ao público das 8h da manhã às 22h. Mais informações no portal do Amazontech 2011 e no Catálogo de Tecnologias Embrapa.(Da Ascom)