ARAGUAÍNA

Celtins lança revitalização de canteiros na cidade de Araguaína

10 OUT 2011 • POR • 08h35

A Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins – Celtins promoverá no dia 11 de outubro, terça-feira, a cerimônia de lançamento das obras de revitalização dos canteiros centrais da Avenida Filadélfia, nas proximidades do Jardim das Flores e Conjunto Patrocínio, executadas pela Celtins e em cumprimento ao TAC assinado junto ao Ministério Público.

Durante o evento também será lançado o concurso de pintura “Jardins de Araguaína”, direcionado a artistas da área de pintura e a designers gráficos, e tem como tema central o “Desenvolvimento Sustentável de Araguaína”. O projeto tem como objetivo incentivar, premiar e divulgar a criatividade de artistas na área da pintura, além de oferecer à comunidade de Araguaína um local agradável de lazer, arte e cultura.

Canteiros revitalizados
Após a instalação da Linha de Transmissão ao longo da Avenida Filadélfia, em Araguaína, a Celtins iniciou os trabalhos de recuperação dos canteiros e demais áreas que receberam toda a infraestrutura rede.

Os trabalhos começaram em julho deste ano e fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Celtins e o Ministério Público do Tocantins. No total, serão aproximadamente 3.100 metros quadrados de canteiros que passarão por uma reestruturação paisagística e receberão mais de 300 mudas de espécies como Palmeira de Locuba, Hibisco, Fênix, Agave, entre outras compradas no município, como forma de fomentar a economia local

A escolha das árvores obedeceu critérios que garantirão o crescimento pleno e sobrevivências das espécies. A natividade é um dos aspectos considerados, garantindo a interação entre plantas e animais da fauna local, fácil enraizamento no solo e ótima adaptação e resistência ao clima da região. A escolha por espécies ornamentais também possibilita que as árvores floresçam naturalmente durante o ano todo, exibindo folhagens que se destacam na paisagem. Todas as plantas atingem uma altura máxima de quatro metros para obedecer as normas técnicas de plantio nas proximidades da Linha de Transmissão.

Ao todo, 18 profissionais entre técnico, jardineiros, ajudantes e encarregados trabalharam no projeto de revitalização dos canteiros. As primeiras ações foram de retirada de entulhos, alinhamento de solo e abertura de covas. Em seguida, foi colocada a terra preta junto com o processo de adubação e calagem. O plantio veio logo depois, assim como o detalhamento paisagístico e as regas periódicas, com duração de 90 dias pelo processo de encharcamento.

A partir de agora, a cidade de Araguaína contará com um espaço para o lazer da população de todas as idades, como um tapete verde sombreado, ideal para a prática de esportes. A arborização dos canteiros também reduz a poluição sonora e a poeira abundante na região, além de garantir mais segurança à comunidade, uma vez que, antes do projeto, os locais eram tomados por mato alto.(Ascom Celtins)