Seis funções do Facebook inspiradas em outras redes sociais
23 MAI 2018 • POR • 17h15
Quando o Facebook anunciou recentemente que vai lançar um recurso de namoro, logo surgiram comparações com o Tinder e com outro aplicativo de relacionamentos, o Hinge. Essa não foi a primeira vez que a rede social de Mark Zuckerberg se inspira em outros serviços online para incorporar novas funções. O mesmo aconteceu no lançamento do Facebook Stories, por exemplo, já que os posts que somem em 24h surgiram no Snapchat.
Confira, a seguir, seis ocasiões em que o Facebook lançou funções parecidas com as de outras redes sociais.
1. Stories
Este é provavelmente o caso mais emblemático de "inspiração" por parte do Facebook. O Snapchat surgiu em 2012 com a proposta de priorizar as imagens nas conexões sociais e de trocar mensagens não permanentes. O aplicativo crescia principalmente entre os mais jovens. O sucesso chamou a atenção do Facebook, que tentou comprar o Snapchat algumas vezes. A oferta chegou a US$ 3 bilhões, mas o então novato não cedeu. A rede nunca confirmou o relato, mas essa é a história contada pela imprensa americana.
O Instagram (que pertence ao Facebook) lançou o Stories em 2016 como uma ferramenta para o compartilhamento de fotos e vídeos efêmeros, com filtros de efeitos e adesivos. Tudo extremamente parecido com o Snapchat. Não satisfeita, mais tarde a gigante das redes sociais introduziu os Stories também no Messenger, no aplicativo para mobile do Facebook e no WhatsApp. Se a intenção era derrubar a concorrência, deu certo: em 2017, o número de Stories feitas diariamente no Instagram superou as histórias do Snap.
2. Neste dia
Desde 2015, os usuários do Facebook recebem notificações com lembranças de postagens feitas no mesmo dia em anos anteriores e podem compartilhá-las de novo. O recurso nostálgico, que se chama "Neste dia", lembra muito o aplicativo Timehop. O app lançado em 2014 tem como função recuperar memórias de várias redes sociais, como Twitter, Instagram e o próprio Facebook, além de fotos guardadas no smartphone, no Google Fotos ou no Dropbox.
3. Transmissão ao vivo
O Periscope, que pertence ao Twitter, ganhou projeção em 2015. No ano seguinte, o Facebook entrou no ramo da transmissão ao vivo também. O Periscope e o antecessor menos popular Meerkat oferecem soluções fáceis de streaming em tempo real pelo celular. É a mesma proposta do Facebook Live, que possibilita transmissões nos perfis e páginas, com interações com amigos e seguidores.
4. Hashtags
O uso das hashtags como palavras-chave para identificar temas em uma publicação começou no Twitter há mais de dez anos. O recurso se espalhou por várias redes sociais e hoje faz parte do cotidiano da Internet. Em 2013, foi a vez do Facebook incorporar a hashtag. O usuário pode acompanhar assuntos marcados com uma mesma tag em postagens feitas no mundo todo.
5. Seguidores
Esta é outra funcionalidade que veio do Twitter. No microblog, os usuários seguem e são seguidos. Esse tipo de relação, não necessariamente mútuo, é parte fundamental da rede. Já o Facebook sempre funcionou com conexões recíprocas: um usuário adiciona outro e, se ele aceitar, os dois passam a ser amigos. Mas, em 2012, a gigante aderiu ao botão “seguir”. As pessoas podem seguir outro usuário - um famoso, por exemplo - e acompanhar suas publicações sem que ele seja um amigo.
6. Localizações
Fazer check-in pelo Facebook em um bar, cinema ou ponto turístico já é possível desde 2010, mas o pioneiro nessa função foi o Foursquare, que mais tarde se dividiu e deu origem ao Swarm. Os dois permitem mostrar aos amigos os locais que você frequenta, visualizar quem já esteve em determinado lugar, fazer avaliações e descobrir quem está por perto. (Fonte: Tech Tudo)