Intercâmbio no Canadá oferta 21 vagas para professores da região Norte
11 FEV 2020 • POR • 08h51Com inscrições gratuitas e despesas pagas durante oito semanas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) juntamente com Colleges and Institutes Canada (CICan) promovem a capacitação de professores de educação básica de escolas públicas. O curso de aperfeiçoamento de inglês, e módulos temáticos serão realizados entre junho e julho deste ano, no Canadá. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas somente pela internet, no portal da Capes, até o dia 19 de fevereiro.
O Governo do Tocantins por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), apoia a iniciativa, pois é um meio de valorizar a categoria de profissionais da educação, além de aperfeiçoar seus conhecimentos. São ofertadas 102 vagas para as cinco regiões do país, sendo 21 vagas para a região Norte. Os interessados devem se submeter às regras do edital, e os que desejam concorrer às vagas destinadas as escolas do Programa Nacional Cívico Militares (PCIM) deve indicar opção no ato da inscrição.
Os contemplados terão passagem aérea ida e volta, ajuda de custo de 600 dólares canadenses pagos no Canadá, seguro de saúde, apoio ao deslocamento no Canadá: aeroporto/universidade/aeroporto, alojamento incluindo três refeições em casa de família canadense (homestay), além de curso de formação e material didático.
Um dos requisitos e condições de participação é que o interessado seja concursado da rede pública de educação básica; atue como docente em sala de aula; que não esteja de licença ou afastado de suas atividades laborais; possua diploma de licenciatura; não tenha formação/titulação em nível de pós-graduação stricto sensu; tenha currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível em eb.capes.gov.br, com todas as informações referentes à sua formação acadêmica e à sua atuação profissional na educação básica, dentre outras exigências.
Outro requisito de fundamental importância é a elaboração de um projeto de intervenção pedagógica a partir da própria experiência profissional, a ser desenvolvido na escola de atuação após o retorno ao Brasil. Além de assumir o compromisso de realizar atividade de disseminação dos conhecimentos, bem como participar como multiplicador, quando solicitado pela Capes ou pela secretaria de educação à qual está vinculado.
O resultado final está previsto para 15 de abril. Serão classificados os que forem aprovados na análise técnica e analise de mérito do edital de participação. Os interessados devem ficar atentos ao edital disponível no site: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/cooperacao-internacional/programa-de-desenvolvimento-de-profissionais-da-educacao-basica-no-canada
Mais informações pelo prof.canada@capes.gov.br
Stefani Cavalcante / Com supervisão de Geórgya Laranjeira Corrêa. Com informações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)