Interditada após servidora ser infectada por Coronavírus, UTI volta a funcionar no Regional
3 MAI 2020 • POR Redação • 21h00Em nota encaminhada à imprensa neste domingo (03), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que todos os pacientes da UTI I do Hospital Regional de Araguaína (HRA) tiveram resultados negativos para Covid-19, assim, a unidade foi liberada para recebimento de novos pacientes e alta dos pacientes já internados.
Ainda de acordo com a SES, durante a semana, o fluxo do Ambulatório será devidamente retomado, após suspensão temporária por suspeita da doença em profissional que atua no ambiente. Com resultado negativo, será possível retomar o atendimento com segurança aos pacientes e demais profissionais.
Entenda os dois casos
- Ambulatório
Depois de servidores apresentarem sintomas de Covid-19, a SES decidiu fechar a no último dia (29) de abril, o ambulatório de alta complexidade do Hospital Regional de Araguaína (HRA), no norte do Tocantins.
Segundo a Secretaria, a medida provisória foi tomada depois que uma servidora que atua no setor foi submetida a um exame de tomografia, indicando a suspeita de ela estar com o novo Coronavírus, mas o resultado do material colhido da profissional teve resultado negativo.
Na oportunidade, o Estado também decidiu pelo isolamento domiciliar de todos os profissionais que trabalhavam no setor e os que apresentarem sintomas deveriam ser submetidos a testes que detectam a doença.
- UTI Interditada
Também na última quarta-feira (29), a diretoria do HRA decidiu fechar temporariamente Unidade de Terapia Intensiva 1(UTI 1), diante da suspeita de contaminação por Covid-19 de uma servidora que atua no setor regularmente. Ela foi afastada das funções após apresentar sintomas da doença. De acordo com a direção na época, toda a equipe que desenvolve atividades dentro da referida unidade e também dos pacientes que lá estão internados até o momento seriam submetidos a uma testagem para Covid-19.
Depois da interdição, a SES confirmou que o teste da servidora investigada deu positivo para Coronavírus. Ela também foi afastada do cargo e permanece em isolamento.
A direção do hospital esclareceu ainda que diante da situação, por enquanto não seriam reguladas vagas para esse setor, até que fosse descartada a possibilidade de contágio.