COMÉRCIO

Testar antes de comprar, uma necessidade cada vez mais reconhecida pelos comerciantes

8 DEZ 2020 • POR Redação • 14h45
Imagem Ilustrativa

Adquirir um produto ou serviço implica sempre uma ponderação que pode ser mais ou menos demorada. A escolha é baseada em necessidades e determinados critérios e padrões, entre os quais se destacam o preço e a qualidade do produto.

Para verificar a utilidade e a qualidade de determinado produto, nada melhor do que experimentar. Cientes dessa necessidade que o cliente tem de provar antes de comprar, as marcas e os comerciantes têm procurado adotar métodos que facilitem esse processo. Há casos de produtos mais simples do que outros, mas a finalidade de permitir um teste tem o mesmo objetivo em todas as situações. Desse modo, devoluções de artigos têm a natural tendência de diminuir, uma vez que, ao testar o produto,o cliente passa a ter uma ideia bem mais fiel daquilo que se prepara para adquirir.


Setor alimentício promove constantemente prova de produtos

No setor alimentício, o processo de provar os produtos é bem comum. Quantas vezes você não foi ao mercado e foi parado por uma pessoa que lhe propôs provar um determinado produto? De certo que isso já aconteceu. As chamadas promoções privilegiam um contato mais direto com o consumidor. Sempre que lançam um novo produto, as grandes marcas procuram oferecer amostras a seus consumidores para que possam desfrutar e, caso aprovem, avançar para sua aquisição. Este tipo de promoção costuma vir acompanhada de uma oferta benéfica para o cliente: após provar, poderá adquirir as primeiras unidades do produto a um preço reduzido, criando, assim, habituação. Isso acontece frequentemente, por exemplo, com produtos como iogurtes, queijos ou manteigas e patês. Iniciativas do tipo são também promovidas por estabelecimentos gastronômicos. Imaginemos, por exemplo, um sorteio cujo prêmio é uma refeição em determinado restaurante, algo que já realizamos em nosso site. O feliz contemplado poderá usufruir de uma refeição em um espaço que talvez ainda não
conheça, e o próprio sorteio acaba por promover o estabelecimento.

Test drive

O test drive é outro exemplo clássico que ilustra bem esse tipo de método, permitindo ao consumidor que experimente o produto antes de adquiri-lo. O conceito de test drive está associado à condução de um automóvel com o intuito de avaliar sua dirigibilidade e seu funcionamento. Mais do que isso e mais importante, o test drive permite que o cliente tenha uma experiência de condução no veículo que pretende adquirir. Ainda que sejam lidas reviews positivas ou que você esteja perfeitamente identificado com as caraterísticas do carro, é importante dirigi-lo para perceber como se sente ao volante e, claro, confirmar se as caraterísticas do automóvel respondem às suas exigências.

Negócios online que permitem experimentar

Em suas pesquisas pela web, decerto que já terá se deparado com vários serviços que permitem testagem antes da utilização, bem como alguns portais especializados nessa vertente. Imaginemos o caso do Amazon Prime. O serviço de streaming permite a seus usuários brasileiros que façam um teste gratuito durante 30 dias para poder assistir aos filmes e seriados disponíveis na plataforma. O mesmo se aplica à concorrente Netflix, por exemplo. Isso dá aos clientes a chance de explorar o conteúdo oferecido pelas plataformas antes de optar por fazer a assinatura.

A Kuvut, fundada em 2013, é uma multinacional que apresenta um portal especializado nesse tipo de testagem, tendo por objetivo fazer com que seus usuários/clientes experimentem produtos que já chegaram ou que estão para chegar ao mercado. O objetivo passa por posicionar esse produto e fazer com que o mesmo seja divulgado junto de amigos ou conhecidos, aumentando sua visibilidade no mercado. Há também sites relacionados à indústria do entretenimento que dão aos usuários a possibilidade de experimentar seus serviços antes de investir. Acessando, por exemplo, a plataforma Casinos.pt, é possível verificar uma lista de portais do gênero que fornecem aos potenciais clientes bônus sem depósito. Esse recurso permite que as pessoas testem um novo casino online antes de escolher qual é aquele que supre suas expectativas da melhor forma.

Uma startup que promove a testagem

A atuar no Brasil desde agosto de 2017, a Bluezup é uma startup que facilita a testagem de equipamentos eletrônicos. Ao acessar o aplicativo, você pode escolher um produto, definir a data para efetuar o teste e receber o equipamento solicitado para testá-lo por um período de três dias. Uma metodologia bem bacana a serviço dos consumidores.

Em suma, a experimentação prévia de um determinado produto permite que opotencial cliente tenha uma ideia mais clara daquilo que se prepara para adquirir e, se tudo correr bem, reforça sua confiança ao avançar para a aquisição. Um bom marketing acompanhado da possibilidade de experimentar pode trazer benefícios para as marcas.

Mesmo que não haja aquisição efetiva, a transparência e a disponibilidade da marca são um ponto positivo para que fique bem posicionada na mente do público.