Moradores sofrem constante falta de água em cidade atendida pela ATS: "Um Descaso!"
10 DEZ 2020 • POR Redação • 09h54Moradores de Tupiratins, no norte do Estado, procuraram mais uma vez nossa reportagem para denunciar a constante falta de água no município, que é atendido pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Segundo eles, hoje a cidade toda está sem abastecimento.
"Hoje estamos sem água nem pra escovar os dentes!", foi assim que uma moradora que preferiu não se identificar, começou a falar com nossa reportagem. A mulher vive com os dois filhos pequenos no setor Novo Horizonte, mais conhecido como "Salto do Gato", onde segundo ela, a falta de água é constante. "A gente mora há 8 meses aqui e somos obrigados a conviver com esse descaso. Tenho uma vizinha que cuida de um idoso, ele anda de cadeira de rodas depois que sofreu um derrame e precisa de cuidados especiais inclusive higiene pessoal, o que fica mais difícil ainda sem água. É uma falta de respeito muito grande!", condenou.
No Salto do Gato, os moradores explicam que o abastecimento é tão escasso que dificilmente chega à caixa d’água das casas. “Todas as famílias que moram aqui, tem uma torneirinha lá fora perto da rua pra conseguir pegar água, do contrário fica sem”, contou.
A denunciante conta que a prefeitura fez um poço artesiano na região, mas que o mesmo só é usado para irrigar um estádio: "Enquanto isso a população sofre com a falta de água", reclamou a moradora contando que não há nenhum posicionamento da prefeitura e nem do Estado sobre a distribuição de água e os motivos das faltas constantes.
Cidade sem Água
Nesta quinta-feira (10), a falta de água atingiu toda a cidade, segundo relatos recebidos na nossa redação por parte de moradores.
Uma senhora que trabalha no ramo alimentício e que também preferiu não se identificar para evitar retaliações, contou que por conta do desabastecimento está impossibilitada de preparar comida para vender. "A gente não pode cuidar da nossa higiene, saúde e não pode nem trabalhar, como é que faz?", questionou.
Problema Antigo
Essa não é a primeira vez que nossa equipe é procurada por moradores do munícipio para reclamar dessa situação. Em agosto deste ano, uma matéria publicada em nosso site mostra a instatisfação da população relacionada ao mesmo problema, situação agravada devido ao período de pandemia.
Na ocasião, a ATS se manifestou alegando que o sistema de pressurização da Rede de Distribuição de Água (RDA), que abastece o setor Salto do Gato, fica comprometido devido ao alto consumo no período de estiagem. Ainda em resposta à nossa reportagem, a Agência disse que uma bomba de água seria instalada no reservatório da cidade para poder resolver o impasse.
O Portal O Norte voltou a solicitar hoje da ATS, esclarecimentos sobre o problema enfrentado em Tupiratins e em nota a Agência afirmou que o processo de abastecimento apresentou problemas técnicos mas que a situação já estava sendo normalizada de forma gradual no município. Confira abaixo a nota na íntegra:
Nota à Imprensa
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), esclarece que atualmente conta com dois Poços Tubulares Profundos (PTP´s) funcionando regularmente no município de Tupiratins para atender a demanda de abastecimento da cidade.
A ATS esclarece que devido as fortes chuvas seguidas de descargas atmosféricas registradas na região nesta quarta-feira, 09 de dezembro, o Quadro de Comando Elétrico de um dos poços foi danificado, causando a interrupção temporária do fornecimento de água.
A ATS informa que o problema já foi resolvido e que o abastecimento está sendo normalizado de forma gradual em todo o município.
Com o objetivo de evitar possíveis problemas de desabastecimento em alguns setores da cidade, está previsto a perfuração e ativação de mais um PTP até o fim do mês de dezembro do corrente ano.
Palmas, 10 de Dezembro de 2020
Agência Tocantinense de Saneamento
Governo do Tocantins