OPERAÇÃO POLICIAL

PF desarticula grupo que fraudava INSS para receber aposentadorias indevidamente

29 JAN 2021 • POR Redação • 12h34
Operação pretende identificar integrantes e desarticular esquema criminoso - Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta sexta-feira (29), um mandado de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Palmas, na região central do Estado.

A Operação foi nomeada de "En Passant" e tem como objetivo identificar e desarticular um grupo criminoso suspeito de fraudar a concessão de aposentadorias no Tocantins e no Pará. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Palmas (TO) e de Redenção (PA).

Durante as investigações, a PF identificou o envolvimento de um servidor do INSS, que recebia propina para conceder aposentadorias de forma irregular. Além dele, foram identificados pelo menos quatro benefícios fraudados que podem ter gerado um prejuízo de R$ 500 mil reais ao órgão.

A polícia ainda pretende identificar todas as pessoas que se beneficiaram do esquema ilegal, que deverão ter o benefício cancelado e os recursos devolvidos ao INSS. Os envolvidos poderão responder por corrupção passiva, ativa e estelionato majorado. As penas somadas podem chegar a 18 anos e meio de reclusão.