Estado confirma pagamento de cirurgia urgente para bebê que precisa operar fora do Tocantins
18 FEV 2021 • POR Redação • 09h38A angústia da família de um bebê recém-nascido que precisa urgente realizar uma cirurgia cardíaca fora do Estado, parece estar chegando ao fim.
Destacando o fim do recesso bancário, em nota encaminhada à imprensa a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que realizou na tarde de ontem (17), o pagamento na ordem de R$ 187.240,00 reais correspondente ao procedimento cirúrgico da criança, no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).
Ainda de acordo com a SES, o Estado aguarda o sinal da unidade hospitalar, para efetuar a transferência do recém-nascido que está internado na Maternidade Dona Regina desde que nasceu no último dia 28 de janeiro.
Entenda o caso
O bebê Samuel Sousa Oliveira nasceu com cardiopatia congênita e precisa passar por uma cirurgia urgente.
No dia do seu nascimento, a mãe Ana da Rocha Sousa, teve que ser submetida a um parto induzido. Em entrevista ao G1, ela explicou que como o bebê não nascia ela teve que fazer uma cesária, mas a transferência deveria ser feita ainda antes do nascimento, porque o menino já nasceu precisando ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A família acionou a justiça, que ainda na semana passada determinou a transferência imediata da criança para operar fora do Estado, já que o procedimento não é ofertado no Tocantins. Contudo, a unidade onde o procedimento deve ser feito exigia o pagamento antecipado da operação.
O impasse girou em torno do expediente bancário suspenso durante o Carnaval, só sendo possível a realização da operação bancária nesta quarta-feira (17), como foi confirmado pelo governo.
A SES destacou ainda que o bebê será transferido para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) totalmente custeado pela gestão estadual.