Na última segunda-feira, 14 de outubro, o aeroporto de Araguaína recebeu o último voo de inspeção do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A inspeção aprovou o funcionamento do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), e agora a documentação será enviada aos órgãos federais de controle da aviação civil. A expectativa é que, em até 30 dias, o aeroporto seja homologado para receber voos de aeronaves maiores.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
PREFEITURA DESTACA ESFORÇOS
"Cumprimos todas as exigências e prazos rigorosamente. Agora aguardamos a autorização final com a sensação de dever cumprido. Estamos ansiosos para que as companhias aéreas incluam Araguaína em suas rotas comerciais", afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
OPERAÇÃO DO PAPI
A diretora de operações do aeroporto, Liz Martins, da empresa Esaero, ressaltou a importância da última verificação. "A operação do PAPI foi realizada nas duas cabeceiras da pista, e com as informações coletadas, esperamos que o aeroporto tenha cumprido todas as regulamentações dos órgãos de controle", explicou.
EXPECTATIVA POR NOVOS VOOS
No início deste ano, o prefeito Wagner Rodrigues se reuniu com representantes da Gol e Azul para apresentar as melhorias no aeroporto e solicitar que Araguaína fosse incluída nas rotas comerciais. As companhias sinalizaram que a cidade será contemplada assim que a homologação for concluída.
INSTALAÇÃO DO EPTA
O aeroporto já recebeu a instalação do EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo), validado pelo CINDACTA. Esse equipamento, instalado pela prefeitura em 6 de setembro, é essencial para garantir a segurança dos voos.
CONTINUIDADE DOS INVESTIMENTOS
As melhorias no aeroporto de Araguaína não param. A próxima fase inclui a ampliação do terminal de passageiros para mais de dois mil metros quadrados, criação de nova área de giro, ampliação da seção de combate a incêndios e reforço da pista. Além disso, o acesso ao aeroporto será facilitado pela duplicação da Avenida Dionísio Farias, que conecta o terminal à BR-153, com obras financiadas pela prefeitura.