Palmas
28º
Araguaína
27º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
REDE ORTO
REPERCUSSÃO

Secretário garante solucionar imediatamente problema do lixo na Marginal Neblina

01 abril 2011 - 09h35

Daniel Lélis
Da Redação


Na última quarta-feira, 30, foi ao ar a matéria Falta de conscientização faz da Marginal Neblina um depósito de lixo", onde o Portal O Norte, destacou a questão da sujeira encontrada em boa parte do percurso da Marginal e constatou a revolta dos frequentadores da Avenida com a falta de limpeza e manutenção do espaço onde centenas de pessoas, todos os dias, praticam exercícios como caminhada.


Em resposta à notícia publicada que denunciou o possível descaso do Poder Público quanto à questão, o secretário de Obras de Araguaína, Walmir Ribeiro, em entrevista ao Portal O Norte garantiu tomar providências urgentes para solucionar o problema.

O secretário explicou que na maioria das vias urbanas de Araguaína, a Litucera Limpeza e Engenharia LTDA, empresa contratada pelo Município, cuida apenas da coleta do lixo. A limpeza, portanto, em grande parte das ruas da cidade é responsabilidade da Prefeitura, como é o caso da Marginal Neblina e acrescenta: “Há locais em que a limpeza é feita todos os dias e há outros em que ela é feita de forma intercalada. Depende do setor e da demanda”.

Walmir Ribeiro destacou que na Marginal Neblina, não é feita uma limpeza diária e justifica que a ação dos vândalos, que destruíram as lixeiras distribuídas estrategicamente nas Avenidas é o principal motivo do acúmulo de lixo pelas ruas: "Quando existiam as lixeiras, a programação na Marginal para a coleta do lixo, era feita de dois a três dias por semana, infelizmente as lixeiras foram destruídas por vândalos o que impossibilitou a eficiência do trabalho", diz. 

Tendo em vista a ausência de lixeiras na Marginal Neblina, nossa reportagem apontou a reclamação dos frequentadores a respeito da necessidade de se efetuar uma limpeza diária no local que é bastante movimentado. O secretário então, informou que medidas emergenciais serão tomadas: "No máximo em 30 dias instalaremos novas lixeiras na cidade. Inicialmente realizaríamos essa instalação na Cônego João Lima, agora porém, daremos prioridade à Marginal Neblina em razão da problemática do lixo no local", garante. 

O secretário ainda informa que cerca de 30 lixeiras estarão dispostas na Marginal e completa afirmando que equanto não forem instaladas a prefeitura encaminhará uma equipe para realizar a limpeza diária do espaço.