Daniel Lélis
Da Redação
Mais uma polêmica envolvendo o Hospital Regional de Araguaína (HRA). Dessa vez, um funcionário, que não quis se identificar, procurou nossa equipe de reportagem para denunciar o fechamento da sala amarela do hospital, que tem 5 leitos e é destinada a pacientes semi–críticos, funcionando como uma unidade semi-intensiva.
O fechamento da sala agrava ainda mais a situação do HRA, que atende, segundo informações oficiais, a uma população de mais de meio milhão de pessoas. Em visita recente ao Regional, o Portal O Norte constatou dezenas de pessoas em macas espalhadas pelos corredores. A precariedade da estrutura e a falta de leitos faz parte da realidade de abandono em que se encontra o hospital.
Médicos x SESAU
Segundo apurou O Norte, o fechamento da sala amarela teria ocorrido em razão de um conflito entre profissionais, especialmente médicos, e a Secretaria de Saúde do Estado. Isso porque, segundo o funcionário do HRA que nos procurou, a SESAU teria suspendido uma gratificação recebida pelos profissionais que atuam na referida sala. “A paralisação das atividades da sala amarela foi a única forma que achamos para pressionar o Governo a nos dar o que é de direito”, conta ele.
Procurada para comentar a respeito, a Sesau informou por meio de sua assessoria, que está conversando com os profissionais para resolver o mais rápido possível o problema. Sobre o corte do benefício, a Secretaria afirmou que de fato ele não tem sido repassado aos funcionários do HRA. A razão, de acordo com o órgão, é que haveria um suposto desvio de finalidade quanto ao recurso em discussão.
Justifica a assessoria de comunicação : “O benefício é devido, mas não deve ser custeado pelo QualiSUS, como tem acontecido nos últimos tempos. A finalidade deste programa do Governo Federal é outra; é para qualificar os profissionais e não para pagar plantão, hora-extra, como tem ocorrido. Garantimos que os profissionais vão receber o que lhe és de direito, inclusive os valores retroativos, mas o recurso terá que vir do Tesouro Estadual”, finaliza ela.
QualiSUS
O QualiSUS é um programa do Ministério da Saúde em parceria com os governos estaduais e municipais que tem como finalidade oferecer maior conforto para o usuário, promovendo o atendimento de acordo com o grau de risco.
Na sala amarela, ficam os pacientes graves, que demandam cuidados especiais, quais sejam aqueles que ainda apresentam risco de morte, mas não iminente. Segundo apurou o Portal O Norte, os pacientes que estavam na sala amarela do HRA foram transferidos para a sala vermelha, onde ficam os pacientes com maior gravidade.