Palmas
33º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
34º
DESTAQUE NACIONAL

De funcionário de loja em Araguaína a empreendedor milionário; conheça a história por trás da Bengô

10 outubro 2024 - 18h15Por Da Redação

Empreender não é uma jornada fácil, mas pode se tornar a virada de chave pra quem não desiste do seu sonho. É caso do piauiense Rodrigo Cardoso, que há 7 anos pediu demissão do trabalho em uma loja de departamentos em Araguaína para tirar do papel o sonho de ter um negócio próprio e hoje fatura R$ 30 milhões com uma rede de franquias com 100 lojas em 9 estados incluindo o Tocantins.

Conheça um pouco sobre a história da "Bengô Açaí" que inclusive esta semana foi destaque nacional no site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).

O INÍCIO 

Em 2017, o jovem piauiense Rodrigo Cardoso, hoje com 30 anos, pediu demissão de seu trabalho em uma loja de departamentos em Araguaína, para dar o pontapé inicial no seu sonho de ser dono do próprio negócio.

Em entrevista ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o CEO do grupo Bengô Açaí contou que a primeira empreitada foi como franqueado de uma rede de açaí. Para tanto, teve de sair de Araguaína (TO). Segundo ele, a cidade tinha muita concorrência. Assim, seguiu para o Maranhão com sua família. Procurando ponto e público ideal, passou pelas cidades de São Luís, Grajaú, Santa Inês e Bacabal. A última foi a escolhida.

"Quando chegamos a Bacabal, ficamos encantados com a cidade. Depois de seis horas de viagem, fomos procurar ponto e achamos um perfeito. Decidimos acreditar e montar nossa primeira loja", diz Cardoso. Ele investiu R$ 22 mil, somando as rescisões dele e da esposa, Kamilla Cardoso. Sete meses depois, abriu sua segunda unidade e chamou seu pai para fazer parte do negócio. Em alguns anos, chegou a 12 unidades no Maranhão.

FÁBRICA PRÓPRIA

O embrião da Bengô surgiu quando, sentindo falta de padronização dos produtos servidos pela açaíteria — cada franqueado era responsável pelos itens que vendia, incluindo a massa de açaí —, decidiu investir R$ 50 mil em uma fábrica própria. Em 2020, fundou a Romax e passou a fornecer para suas unidades. "No começo, era bem pequeno. Tínhamos duas máquinas, guardávamos no freezer mesmo", relembra o empreendedor.

NASCE UMA NOVA REDE

A ideia deu certo por algum tempo, mas a veia empreendedora pulsava cada vez mais forte: ele queria abrir uma rede só sua. A Bengô foi lançada em Pedreiras (MA), em 2023. "Nós passamos seis meses criando e pensando na marca, desde as cores até a experiência do cliente. Um mês depois da inauguração já tinha franquia sendo inaugurada. Em dois meses, vendemos 25 lojas", comenta Cardoso, que vem se desfazendo de suas unidades da rede anterior e hoje conta com apenas duas lojas.

SOBRE A BENGÔ 

A Bengô serve açaí (adoçado com xarope próprio ou zero) acompanhado por mais de 40 opções de topping em formato de self-service. Também tem sorvetes em vários sabores. O preço é cobrado por peso (R$ 5,99 cada 100 g), e o tíquete médio é de R$ 39 reais. "Já estamos programando os lançamentos de novos produtos, que estarão disponíveis por temporada nas nossas lojas. Serão itens com tempo limitado, de acordo com as estações do ano e datas comemorativas”, diz Cardoso.

Para produzir a massa, a empresa tem uma fábrica própria, localizada também na cidade-sede. Lá, as barras processadas e pasteurizadas de açaí, vindas do Pará, se transformam em sorvete. Atualmente, a planta, de onde sai o produto que abastece as lojas da marca e também atende parceiros, produz 7 toneladas por dia. Ainda neste ano, deve ser inaugurada uma nova fábrica, dessa vez em Imperatriz (MA). Com o investimento, a capacidade de atendimento vai passar de 70 lojas para 950 lojas.

GRUPO EM EXPANSÃO

No ano passado, o primeiro da rede, a Bengô faturou R$ 30 milhões com 50 lojas em nove estados, sendo 9 próprias, concentradas principalmente na região Nordeste. 

Segundo o CEO Rodrigo Cardoso, mais 60 unidades estão vendidas e devem ser abertas ainda este ano Para 2024 e a expectativa é que o faturamento chegue aos R$ 50 milhões.

E para o ano que vem, ele afirma que o foco de expansão por franquias será a região Sudeste, sobretudo os estados de São Paulo e Minas Gerais, onde já há negociações.

QUANTO CUSTA UMA FRANQUIA BENGÔ AÇAÍ?

Para se tornar franqueado, o empreendedor precisará investir a partir de R$ 250 mil, já com a taxa de franquia e capital de giro inclusos. O prazo estimado de retorno é em até 16 meses. A marca oferece somente o formato de loja de rua, mas está em testes de um modelo mais compacto.