A rede municipal de ensino de Araguaína já conta com 277 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade que atende o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, a EJA oferece 400 vagas em cinco escolas municipais: Joaquim de Brito Paranaguá, Simão Lutz Kossobutzki, Zeca Barros, Manoel Lira e César Belmino Barbosa Evangelista.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
AULAS NOTURNAS
As aulas da EJA são realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e são destinadas a jovens a partir de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. A secretária municipal da Educação, Marzonete Duarte, destacou que novas turmas estão sendo abertas nas escolas Manoel Lira e César Belmino. “Estamos buscando captar novos alunos para ampliar o acesso à educação”, afirmou.
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
Os interessados em se matricular na EJA devem comparecer a uma das escolas que oferecem a modalidade com os seguintes documentos:
-
Cópia da certidão de nascimento;
-
Cópia do RG e CPF;
-
Declaração ou histórico escolar;
-
Ficha de aproveitamento individual;
-
Termo de responsabilidade assinado;
-
Comprovante de residência;
-
Comprovante de alistamento militar (para homens maiores de 18 anos);
-
Uma foto 3x4;
-
Cópia do cartão SUS.
ACOLHIMENTO E INCENTIVO
Para reduzir a evasão escolar, a Prefeitura de Araguaína oferece material escolar, janta e, para alunos com filhos, cuidadores nas unidades escolares. “A EJA é uma nova chance de aprendizado, fortalecendo a cidadania e preparando os alunos para melhores oportunidades no futuro”, ressaltou Marzonete Duarte.
CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
Após concluir o 1º e 2º segmentos da EJA municipal, os alunos podem avançar para o Ensino Médio na EJA estadual, oferecida pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual João Alves Batista. A modalidade permite a conclusão em apenas um ano. A unidade está localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no centro de Araguaína.