No dia 14 de março, Araguaína foi oficialmente integrada ao Mapa do Turismo Brasileiro, uma conquista que consolida a cidade como um destino turístico no Portal da Amazônia. A iniciativa foi liderada pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae Tocantins e a iniciativa privada, com o objetivo de promover o ecoturismo e o turismo de aventura na região.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância do turismo para a economia local. “Já somos a Capital Econômica do Estado e agora avançamos para nos tornar uma referência turística, gerando empregos e renda”, afirmou.
MAIS DE 300 ATRATIVOS TURÍSTICOS
Com o apoio do Sebrae e da iniciativa privada, a Prefeitura mapeou cerca de 300 atrações turísticas em um raio de 280 quilômetros ao redor de Araguaína. Entre os destaques estão cachoeiras, rios, serras, sítios arqueológicos e áreas de mata, perfeitos para o ecoturismo e o turismo de aventura.
Priscilla Freitas, consultora do Sebrae, ressaltou a surpresa com a quantidade de belezas naturais. “Encontramos cachoeiras a apenas 10 km do centro da cidade. Esses locais oferecem lazer, descanso e movimentam a economia local”, explicou.
TURISMO DE AVENTURA
Dentro do território de Araguaína, há dezenas de pontos turísticos, como o Rio Araguaia, a Caverna do Morro do Além, a Cachoeira do Japonês e a Cachoeira Sol Nascente. O empresário Eduardo Sousa, da Selva Vertical, destacou o potencial da região. “Há anos mapeamos esses locais para promover o ecoturismo e o turismo de aventura”, disse.
ESTRUTURAÇÃO E APOIO DO COMÉRCIO LOCAL
Além do reconhecimento no Mapa do Turismo, o Conselho Municipal do Turismo foi oficializado, reunindo representantes de diversos setores. O secretário Joaquim Quinta Neto afirmou que a Prefeitura está mobilizando empresas e empreendedores para fortalecer a cadeia turística. “Queremos que todos se cadastrem no CadasTur para acessar benefícios e estruturar ainda mais a cidade”, destacou.
PESQUISA E IDENTIDADE VISUAL PARA O TURISMO
Para consolidar Araguaína como destino turístico, foram realizadas 600 entrevistas com moradores e visitantes. Além disso, foi criada uma identidade visual exclusiva para o setor, que será usada em ações públicas e disponibilizada para empresas locais. “Unimos forças para destacar o potencial do turismo de aventura e natureza”, afirmou Marcus Vinícius Queiroz, gerente regional do Sebrae.
O QUE É O MAPA DO TURISMO BRASILEIRO?
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta do Ministério do Turismo que define as regiões prioritárias para investimentos e políticas públicas. Atualmente, 23 cidades do Tocantins estão no mapa, sendo que apenas quatro, incluindo Araguaína, receberam a categorização máxima de Município Turístico.