Crianças do 5º ano da Escola Municipal Moderna, no Setor Barros, deram início a um projeto de preservação ambiental batizado de “Corrente do Bem”. Na última segunda-feira (31), elas plantaram 100 mudas de espécies nativas às margens da nascente do Córrego Jardim, no Setor Cidade Jardim.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA
Idealizado pelo professor Paulo Cesar Bonifácio, a ação busca conscientizar os alunos sobre preservação, cidadania e sustentabilidade.
“A ideia é criar um elo onde cada um faz sua parte, gerando exemplos positivos para as próximas gerações. Eles entenderam como as árvores protegem nascentes e garantem água no futuro”, explicou o educador.
"VAMOS TER UM LUGAR MELHOR PARA VIVER", DIZ ALUNA
A estudante Ana Vitória Cruz, 10 anos, contou que a experiência foi marcante:
“Aprendemos que, sem árvores, os córregos secam e falta água. Se cada um plantar um pouco, teremos um mundo melhor”.
APOIO TÉCNICO
O plantio foi acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que doaram mudas de açaí, cupuaçu, ingá, goiaba e cacau – selecionadas para recompor a vegetação local.
A engenheira agrônoma Thayane Oliveira reforçou a importância da ação:
“Fizemos um estudo prévio da área e escolhemos as espécies ideais. Iniciativas como essa ajudam a preservar nossos recursos naturais”.
COMO RECEBER MUDAS
Moradores que quiserem mudas para reflorestamento podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (63) 3411-7044.
As regras de plantio urbano estão disponíveis no site da prefeitura.