Araguaína deu um importante passo na saúde pública do Tocantins com a realização da primeira cirurgia cardíaca minimamente invasiva no estado. O procedimento, feito no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), trata da comunicação interatrial (CIA) e foi realizado em dois pacientes nesta semana.
O PROCEDIMENTO INOVADOR
A cirurgia minimamente invasiva é realizada a partir da lateral do corpo, na região das costelas, com um corte menor. Isso reduz o impacto estético e acelera a recuperação do paciente. Além disso, a técnica evita a fratura óssea, diminuindo o trauma cirúrgico e a resposta inflamatória do corpo.
UM MARCO NA SAÚDE PÚBLICA
O prefeito Wagner Rodrigues celebrou o feito, destacando que o investimento em tecnologia e capacitação na saúde pública de Araguaína ajuda a salvar vidas e oferece mais esperança para as famílias locais. Antes, muitos pacientes precisavam viajar para outros estados para tratamentos dessa complexidade.
CASO DE SUCESSO: A HISTÓRIA DE LUIZ FELIPE
Um dos pacientes beneficiados foi Luiz Felipe Lima, de 12 anos. O garoto sentia dores e tonturas constantes, e após exames, foi diagnosticado com um problema cardíaco. Luiz foi encaminhado ao HMA, onde passou pela cirurgia e está em recuperação. Seu pai, Lázaro Lima, expressou alívio e gratidão pelo tratamento recebido. "Agora temos esperança de que ele se recupere bem e possamos voltar para casa", disse Lázaro.
CRESCIMENTO E EXCELÊNCIA NO HMA
Em 2024, o HMA realizou 1.047 cirurgias, um aumento significativo de 40,7% em relação ao ano anterior. Deste total, 123 foram cirurgias cardíacas pediátricas, refletindo um crescimento de 112% em relação a 2023. Desde 2019, o hospital já realizou 374 procedimentos cardíacos pediátricos.
O HMA conta com uma UTI Pediátrica de dez leitos e uma equipe de 71 profissionais qualificados, garantindo cuidados intensivos para os pacientes.
HMA: REFERÊNCIA EM CIRURGIAS CARDÍACAS PEDIÁTRICAS
O Hospital Municipal de Araguaína, mantido pela Prefeitura e Governo do Tocantins, é o único do estado habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias cardíacas pediátricas. Reconhecido com o selo Diamante de Acreditação Qmentum Internacional, o hospital é considerado um centro de excelência em saúde pediátrica.