Moradores do povoado Água Amarela em Araguaína estão há mais de 2 meses sofrendo com a falta de água na região.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CÓRREGO SECOU
Segundo denúncia encaminhada ao Portal O Norte, o problema teve início depois que o córrego que abastece os moradores secar totalmente.
Uma moradora que preferiu não se identificar explica que o córrego secou não só por causa do período de estiagem, mas também devido ao represamento de água realizado em propriedades da região. "Tem várias represas por aqui", disse.
Em vídeo um morador mostra a situação do leito do córrego, praticamente seco no lugar onde ficava instalada uma bomba d'água que abastecia sua casa.
SOLUÇÃO A CURTO E LONGO PRAZO
Diante da situação, os moradores afirmam que somente estão tendo acesso à água fornecida pela prefeitura por meio de carro pipa. Destacando a necessidade da implantação de abastecimento de água por meio da BRK.
"Agora temos que esperar as chuvas para a grotinha encher, mas o que nós precisamos mesmo é de água tratada e tá aqui pertinho de nós a menos de 2km. Seria realmente uma benção ter acesso a esse serviço aqui", disse uma das moradores em entrevista.
BUSCANDO RESPOSTAS
O Portal O Norte procurou a Prefeitura para saber quais medidas além das paliativas como o carro pipa estão sendo tomadas para atender as demandas dos moradores do povoado e aguarda posicionamento.
O QUE DIZ A BRK
Nossa reportagem também entrou em contato com a BRK para esclarecimentos sobre possíveis projetos de abastecimento no Água Amarela. Confira a nota:
"A BRK informa que o abastecimento de água da companhia, que opera em parte do Povoado Água Amarela, está em pleno funcionamento. A empresa ressalta que a total cobertura do sistema de abastecimento de água no povoado ainda não consta no plano de investimento de 2024 por se tratar de área de baixa densidade populacional, conforme critérios da agência reguladora.
Os clientes podem tirar dúvidas na loja de atendimento da cidade, localizada na Rua 7 de setembro (Centro) ou no telefone 0800 644 0195 que funciona 24h."