Palmas
23º
REDE ORTO
SAÚDE INFANTIL

PAI de Araguaína completa 3 anos com mais de 120 mil atendimentos

18 março 2025 - 09h16Por Da Redação

Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Araguaína, no Tocantins, celebrou três anos de funcionamento no dia 15 de março. A unidade se consolidou como um dos principais serviços de saúde pediátrica do Estado. Para comemorar, a equipe participou de um evento especial no dia 14, destacando a dedicação dos profissionais.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O prefeito Wagner Rodrigues enalteceu a importância do PAI. “São três anos de muito trabalho e dedicação às crianças de Araguaína e região. O PAI é um marco para o Tocantins e para o Brasil”, afirmou.

MAIS DE 126 MIL ATENDIMENTOS 

Desde sua inauguração, o PAI já realizou mais de 126 mil atendimentos, incluindo consultas pediátricas, assistência social e enfermaria. Somente em 2024, foram 46.419 atendimentos. Entre 2022 e 2023, a unidade registrou 72.820 atendimentos.

Além disso, foram realizados 18.856 exames entre março de 2022 e dezembro de 2024. “O PAI é um serviço de qualidade que oferece excelência em pediatria”, destacou Ana Paula Abadia, secretária municipal da Saúde.

ESTRUTURA COMPLETA E ESPECIALIZADA

O PAI é a única unidade pública do Tocantins especializada em urgência e emergência pediátrica. A estrutura conta com três consultórios, salas para classificação de risco, farmácia, laboratório, raio-x e capacidade para atender até 150 pacientes por dia, podendo chegar a 270 em períodos de alta demanda.

A unidade possui nove leitos, duas recepções e espaços para serviços como nebulização e pequenos procedimentos. Tudo isso é custeado integralmente pela Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC).

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Com mais de 100 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos, o PAI é referência em atendimento humanizado. “Aqui cuidamos da saúde física e emocional das crianças e das famílias”, afirmou Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa da unidade.