Palmas
28º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
CAMPANHA

Polícia Civil promove 2ª Caminhada Agosto Lilás esta semana em Araguaína

12 agosto 2024 - 14h26

Araguaína se prepara para receber a 2ª Caminhada Agosto Lilás,  nesta quinta-feira, 15, um evento promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do Tribunal de Justiça do Tocantins e da Prefeitura Municipal de Araguaína, por meio da Secretaria Especial da Mulher.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Coordenada pela Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) Araguaína, a caminhada terá início às 16h30. A concentração ocorrerá no Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma e seguirá até a Via Lago. A ação é realizada em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres e em celebração ao aniversário da Lei Maria da Penha, que completou 18 anos este mês.

Durante o evento, a população poderá participar de uma variedade de atividades, incluindo apresentações de zumba, aulas de defesa pessoal, Delegacia da Mulher Itinerante, além de apresentações com artistas locais e muito mais.

A delegada regional e responsável pela Deam Araguaína, Ana Maria Varjal, destaca que a caminhada é uma oportunidade crucial para a conscientização e o engajamento da comunidade na luta contra a violência de gênero. "Não esqueçam de trazer a sua garrafinha de água e vamos juntas lutar por nossos direitos. Esse é um momento muito importante para a conscientização. Por isso, reforçamos o convite para que a comunidade participe conosco e se engaje nesta batalha", destaca a delegada.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, explica que, durante todo o mês de agosto, diversas atividades estão sendo realizadas em alusão ao Agosto Lilás, incluindo palestras, panfletagens e a operação Shamar, mobilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para fortalecer as investigações sobre violência doméstica e feminicídio. “A presença e o apoio da comunidade são essenciais para o sucesso da caminhada e para fortalecer a luta contra a violência de gênero. Participe e ajude a construir um futuro mais seguro e igualitário para todos”, finaliza.

Como denunciar a violência contra a mulher

Se você perceber que uma mulher pode estar sofrendo violência ou presenciar algum episódio de agressão, procure um dos canais de denúncia: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) ou Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (Deamv); Delegacia Virtual por meio do link: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/; Disque 190: Polícia Militar; Disque 180: Central de Atendimento à Mulher, com ligação gratuita e disponível 24 horas por dia, permitindo denúncias anônimas.

Além desses canais, os Centros de Referência da Mulher também estão disponíveis para suporte e atendimento.