Antônio Henrique Mendes, pai da pequena Agatha, de 4 anos que çuta contra um câncer, foi demitido após precisar faltar ao trabalho para levar a filha a uma consulta médica em Campo Grande (MS) pois o empregador não aceitou sua justificativa. Agora a família enfrenta dificuldades financeiras pois Antônio não tem direito ao seguro-desemprego, já que estava na empresa há menos de um ano.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
CUIDADO INTEGRAL
A mãe de Agatha, Tatiana Mendes, também está desempregada, pois precisou abandonar o trabalho para cuidar da filha em tempo integral. A menina recebe tratamento pelo SUS, mas a família precisa arcar com alguns medicamentos e com uma dieta especial. Sem recursos, os pais enfrentam dificuldades para manter os cuidados essenciais.
DESAFIOS DO TRATAMENTO
A alimentação de Agatha precisa ser rigorosamente controlada, com a exclusão de frituras e frutas com casca, que podem trazer risco de infecção. Além disso, o quarto da menina precisa ser higienizado com álcool, pois sua imunidade está muito baixa. Mesmo com todos os cuidados, ela acabou contraindo uma infecção. O restante da casa ainda não tem piso adequado, o que agrava a situação.
PEDIDO DE AJUDA
Com os pais desempregados, a família enfrenta dificuldades financeiras para arcar com os custos do tratamento de Agatha. Antônio está em busca de trabalho, mas a situação urgente da filha não pode esperar. "Estou desesperado, passo o dia inteiro atrás de trabalho, fazendo entrevistas e entregando currículos", relata.
COMO AJUDAR
A história de Agatha foi compartilhada na plataforma @ajudarbr, que lançou uma vaquinha online para ajudar a família a cobrir os custos de locomoção, medicamentos, alimentação e outros cuidados essenciais para Agatha pelos próximos seis meses. As doações podem ser feitas pelo PIX agatha@ajud.ar ou no site ajud.ar/agatha.