Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 2025 a partir desta quinta-feira (2). Para acessar os valores, é necessário aderir previamente à modalidade.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O QUE É O FGTS?
Criado para proteger o trabalhador, o FGTS é administrado pela Caixa Econômica Federal e assegura depósitos mensais equivalentes a 8% do salário, feitos pelos empregadores. Esses recursos só podem ser sacados em situações específicas, como demissão sem justa causa, compra de imóvel, aposentadoria ou calamidades públicas.
ENTENDA O SAQUE-ANIVERSÁRIO
Desde 2020, o saque-aniversário permite retiradas anuais de parte do saldo no mês de nascimento do trabalhador. A adesão é opcional e pode ser feita pelo aplicativo ou site do FGTS. O valor disponível é calculado com base em uma alíquota de 5% a 50%, acrescido de parcela adicional de até R$ 2,9 mil, dependendo do saldo total.
REGRAS IMPORTANTES
O saque-aniversário fica disponível no primeiro dia útil do mês de aniversário e pode ser retirado em até dois meses. No entanto, quem adere a essa modalidade perde o direito ao saque integral em caso de demissão sem justa causa, mantendo acesso apenas à multa rescisória.
POLÊMICA SOBRE EXTINÇÃO DO SAQUE-ANIVERSÁRIO
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já manifestou intenção de extinguir o saque-aniversário, argumentando que ele compromete a função do FGTS como proteção em demissões. Apesar disso, nenhuma proposta oficial foi enviada ao Congresso até o momento.
NÚMEROS E IMPACTOS
Mais de 9 milhões de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário em 2024 perderam o direito ao saque integral após demissões. O governo estuda alternativas para garantir crédito acessível sem prejudicar a proteção financeira oferecida pelo FGTS.