O então secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Presidente Figueiredo (AM), Cláudio José Ernesto Machado, conhecido como “Engenheiro Machadão”, foi exonerado do cargo após aparecer em um vídeo divulgado pela rede de lojas Havan. As imagens mostram o homem supostamente trocando embalagens de produtos para pagar um valor menor em uma unidade da loja, em Manaus.
A ação foi registrada por câmeras de segurança e incluída no quadro mensal “Amostradinhos do Mês”, publicado nas redes sociais da Havan. No vídeo, o homem teria substituído a embalagem de um produto de R$ 749,90 por outra de R$ 129,90, numa tentativa de pagar menos.
POSICIONAMENTO DA HAVAN
Procurada pela imprensa, a Havan afirmou que publica os vídeos mensalmente desde agosto de 2023, como forma de alertar sobre tentativas de furto em suas megalojas espalhadas pelo país. A empresa destacou que os casos são repassados à polícia e que, sempre que possível, os suspeitos são abordados no local.
Quando a abordagem não acontece em tempo real, segundo a nota da empresa, um Boletim de Ocorrência é registrado e a investigação segue com as autoridades locais.
POLÍCIA CONCLUIU O INQUÉRITO
A Polícia Civil do Amazonas confirmou que o caso envolvendo o secretário foi registrado no 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O inquérito policial já foi concluído e encaminhado à Justiça, que deve dar seguimento à análise do caso.
POSICIONAMENTO DE MACHADÃO
Após a repercussão, Cláudio Machado se pronunciou por meio de nota. Ele negou qualquer intenção desonesta e disse estar disposto a esclarecer o ocorrido:
“Em nenhum momento houve, da minha parte, qualquer intenção de agir de forma desonesta ou causar prejuízo a quem quer que seja. Estou à disposição para esclarecer qualquer mal-entendido de forma transparente.”
EXONERAÇÃO CONFIRMADA
Nessa segunda-feira (14), a Prefeitura de Presidente Figueiredo confirmou a exoneração de Machadão do cargo de secretário. A decisão foi tomada após a ampla repercussão do caso nas redes sociais e na imprensa local.
Natural de Manaus, Cláudio José Ernesto Machado tem mais de 20 anos de trajetória no serviço público. Atuou nos Correios, no Exército Brasileiro e na Marinha do Brasil. Em 2022, foi candidato a vice-governador do Amazonas pelo PDT, na chapa encabeçada por Carol Braz.
Leia a nota na íntegra:
No dia de hoje 14/04/2025, enfrento uma situação muito delicada e profundamente dolorosa. Estão circulando vídeo, comentários e acusações sobre um episódio ocorrido em um estabelecimento comercial aqui em nossa cidade (Manaus), envolvendo minha imagem.
Quero me dirigir com respeito e serenidade a todos que estão acompanhando este fato. Em nenhum momento houve, da minha parte, qualquer intenção de agir de forma desonesta ou causar prejuízo a quem quer que seja. Sempre vivi pautado na honestidade, e quem convive comigo sabe do meu caráter, dos meus valores e da minha luta diária.