O Voa Brasil, primeiro programa de inclusão da aviação no país, já garantiu a reserva de 35.419 passagens aéreas por até R$ 200 o trecho (ida ou volta). Em oito meses, esse volume seria suficiente para lotar 270 aviões com capacidade para 131 passageiros cada.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O programa é voltado para aposentados do INSS, permitindo que esse público tenha acesso a passagens mais acessíveis, sem necessidade de subsídios governamentais.
DESTINOS MAIS PROCURADOS PELOS APOSENTADOS
Desde o início do programa, 82 cidades já foram escolhidas como destino. Em março, três novos aeroportos entraram na lista:
Fernando de Noronha (PE)
Guanambi (BA)
Teófilo Otoni (MG)
A cidade mais procurada pelos aposentados é São Paulo, com 10.261 bilhetes reservados (30% do total), seguida por:
Rio de Janeiro – 3.050 bilhetes
Recife – 2.745 bilhetes
Fortaleza – 2.453 bilhetes
Brasília – 2.268 bilhetes
Nos últimos dois meses, Recife ultrapassou o Rio de Janeiro e se tornou o segundo destino mais procurado. Entre os 20 destinos mais reservados, apenas três não são capitais:
Campinas (SP)
Juazeiro do Norte (CE)
Porto Seguro (BA)
PROGRAMA INCENTIVA TURISMO E AVIAÇÃO REGIONAL
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do programa para ampliar o acesso ao transporte aéreo e fortalecer o turismo.
“O Voa Brasil permite que grupos como aposentados do INSS possam encontrar passagens acessíveis, sem subsídio. Além disso, mais de 50 cidades do interior estão sendo procuradas, promovendo reencontros familiares e impulsionando a aviação regional”, afirmou o ministro.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
Cada participante pode comprar até dois trechos por ano pelo site do Voa Brasil.
As passagens são ofertadas por até R$ 200 em horários e períodos de baixa demanda.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que o programa não usa dinheiro público, sendo viabilizado por meio de parceria com as companhias aéreas.
“Cerca de 150 mil beneficiários acessaram o sistema, e 35 mil garantiram suas passagens, o que representa 24% dos interessados. No site das companhias aéreas, a conversão é de apenas 1% a 3%, ou seja, a taxa de reservas confirmadas no Voa Brasil é muito superior”, explicou.
SEGUNDA FASE VAI BENEFICIAR ESTUDANTES
Na segunda fase do programa, o benefício será ampliado para estudantes de instituições públicas. O Ministério da Educação (MEC) utilizará os dados do ProUni, Fies e Sisu para identificar os alunos elegíveis.
O levantamento ainda está em andamento, e novas informações serão divulgadas em breve.