Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), a 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas na Aldeia Canuanã, no município de Formoso do Araguaia, entre os dias 6 e 8 de setembro.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A competição conta com as etnias Karajá Ixi-Biowa, Javaé, Apinajé, Xerente, Krahô, Krahô-Kanela, Kanela, Avá Canoeiros, Pankararu, Guarani, Atikum, Fulni-Ô, Tuxá. O público-alvo é composto por indígenas de etnias do Tocantins e os convidados de estados vizinhos, como os Tapirapés, do Mato Grosso.
A ação visa promover a integração entre os povos indígenas e a sociedade por meio do esporte, além de propagar a riqueza cultural e tradicional indígena. A atração esportiva conta com mais de dez modalidades e 15 delegações.
“Esta edição contará com uma participação expressiva da nossa comunidade indígena. Temos como objetivos apoiar e fortalecer cada vez mais esse tipo de evento, atrair investimentos para o turismo sustentável, gerar renda para a comunidade e, consequentemente, visibilidade para esses povos”, destacou o diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Sepot, Célio Thorkã Kanela.