Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
REDE ORTO
COM APOIO DO GOVERNO

2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas

06 setembro 2024 - 08h49

Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), a 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas na Aldeia Canuanã, no município de Formoso do Araguaia, entre os dias 6 e 8 de setembro.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A competição conta com as etnias Karajá Ixi-Biowa, Javaé, Apinajé, Xerente, Krahô, Krahô-Kanela, Kanela, Avá Canoeiros, Pankararu, Guarani, Atikum, Fulni-Ô, Tuxá. O público-alvo é composto por indígenas de etnias do Tocantins e os convidados de estados vizinhos, como os Tapirapés, do Mato Grosso.

A ação visa promover a integração entre os povos indígenas e a sociedade por meio do esporte, além de propagar a riqueza cultural e tradicional indígena. A atração esportiva conta com mais de dez modalidades e 15 delegações. 

“Esta edição contará com uma participação expressiva da nossa comunidade indígena. Temos como objetivos apoiar e fortalecer cada vez mais esse tipo de evento, atrair investimentos para o turismo sustentável, gerar renda para a comunidade e, consequentemente, visibilidade para esses povos”, destacou o diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Sepot, Célio Thorkã Kanela.