Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
CONTAGEM REGRESSIVA

5 esportes que o Brasil está bem cotado para os Jogos de Paris

18 julho 2024 - 11h28

O mundo está em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris, naquela que será a 23ª edição do evento na Era Moderna. A capital francesa, aliás, será o palco desta grande festa do esporte pela terceira vez na história, repetindo o que já aconteceu em 1900 e 1924.

Entre os 206 países estimados que vão participar dos Jogos em 2024, o Brasil enviará 277 atletas de 39 modalidades diferentes, com um feito inédito: pela primeira vez, haverá maior presença feminina representando a bandeira brasileira na competição, com 153 mulheres e 124 homens.

No que diz respeito às chances de medalhas, algumas modalidades contam com atletas do Brasil entre os principais favoritos a um lugar no pódio, ao menos de acordo com as cotações da Betano, principal casa de apostas esportivas da atualidade. São pelo menos cinco esportes que apresentam possibilidades reais de sucesso para os representantes do país.

Surf

Eliminado nas semifinais e derrotado na disputa pelo bronze em Tóquio, Gabriel Medina disputará os Jogos Olímpicos pela segunda vez na carreira e chegará à França como o grande candidato à medalha de ouro, mesmo não fazendo uma boa temporada na WSL. Até o momento, o tricampeão mundial ocupa apenas o oitavo lugar no ranking e ainda não venceu uma única etapa em 2024.

Mesmo assim, sua experiência olímpica e o fato de ser um dos melhores surfistas do planeta o colocam na ponta da lista dos favoritos entre os apostadores, com odds a 4,00. Medina é seguido pelo australiano Jack Robinson (4,50) e o norte-americano John John Florence (5,00). Além de Gabriel Medina, o surf masculino brasileiro contará com Filipe Toledo, sétimo mais bem cotado com valores a 25,00, e João Chianca, 11º na lista, cotado a 30,00.

Tênis

Embora não viva sua melhor fase no circuito internacional e venha colecionando maus resultados, a brasileira Beatriz Haddad Maia é a grande esperança de uma nova medalha olímpica para o tênis nacional. Atual 22ª colocada no ranking, ela está entre as 15 melhores colocadas na lista de favoritas dos apostadores, com odds a 50,00.

O torneio será disputado nas quadras de saibro de Roland Garros, onde Bia foi semifinalista no ano passado. Além da prova de simples, ela jogará duplas ao lado de Luisa Stefani, bronze em Tóquio com Laura Pigossi e atual número 18 do mundo entre as especialistas em duplas na WTA.

Vôlei

Dono de cinco títulos olímpicos, sendo três no masculino e dois no feminino, o voleibol brasileiro chega em Paris querendo uma medalha dourada que não vem há oito anos, com a conquista dos homens no Rio-2016. Um eventual tetracampeonato daria a condição de maiores campeões olímpicos da história, mas por enquanto a equipe verde e amarela aparece apenas na quarta colocação, cotada a 8,00 e atrás de Itália (5,00), França (5,00) e Polônia (4,75).

Já as mulheres tentam igualar o tricampeonato de Cuba e China, mas ainda estariam atrás do tetra da antiga União Soviética. Apesar disso, o Brasil está no top 3 dos grandes favoritos, com valores 6,00. Na frente aparecem apenas a Turquia (5,00) e Itália (4,00).

 

 

Natação

A natação brasileira já trouxe 15 medalhas para o país ao longo da história olímpica e agora tentará novas façanhas com um elenco de peso que irá à capital francesa. Entre os nomes de destaque está Guilherme Costa, que é um dos favoritos a subir no pódio na prova de 400m livre.

O nadador carioca está cotado entre os sete principais favoritos, cujos valores são de 25,00. Isso significa que ele tem excelentes chances de estar pelo menos entre os oito finalistas da competição e pode de fato brigar por uma medalha.

Arremesso de peso

Uma das grandes histórias dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 teve como protagonista o catarinense Darlan Romani, que acabou ficando com o quarto lugar no arremesso de peso. Cotado como um dos favoritos à época, ele acabou não conseguindo subir no pódio e se emocionou profundamente. Sua história de superação é incrível e durante algum tempo ele chegou a treinar por conta própria em um terreno baldio.

De volta ao maior evento esportivo do planeta, ele tentará dar a volta por cima e quem sabe trazer a medalha que tanto sonhou. Sétimo colocado no último Mundial de Atletismo, em março deste ano, Darlan é o sexto principal favorito em Paris, com odds de 75,00.