Palmas
37º
Araguaína
36º
Gurupi
37º
Porto Nacional
38º
TEMPORÁRIOS E VOLUNTÁRIOS

80 brigadistas florestais iniciam processo de formação no Tocantins

12 junho 2024 - 09h23

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) iniciou nesta terça-feira, 11, o Curso de Formação de Brigadista Florestal (CFBF). Ao todo, 80 brigadistas serão formados e os contratos serão temporários e voluntários. Para Palmas, serão 26 pessoas, com 16 para atender a 2ª Companhia em Taquaralto e o distrito de Taquaruçu. Os outros 54 brigadistas irão atuar em Araguaína (oito), Gurupi (oito), Paraíso (seis), Porto Nacional (seis), Colinas (seis), Araguatins (seis), Dianópolis (oito) e Guaraí (seis). 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O curso de formação é a terceira etapa do processo. Na fase anterior, houve o teste físico seletivo, quando os candidatos realizaram as provas disputando cada vaga. 

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, destacou que a contratação dos brigadistas, pelo Governo do Tocantins, é uma força a mais que a corporação e a população passam a ter durante o período de estiagem, quando o índice de queimadas tem uma grande ascensão. “É muito importante o apoio da sociedade, que venha se proteger, fazer aceiros e não praticar a queima. Muitas pessoas têm o costume de limpar o quintal e atear fogo, mas nós pedimos que façam compostagem e usem na horta, depois”, explicou o comandante-geral. 

O comandante-geral esteve com os brigadistas no início das instruções, nesta terça-feira, 11, deu as boas-vindas a todos e destacou a importância do grupo no trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais junto com os bombeiros militares.

Curso

O curso vai abordar conteúdos teóricos e práticos sobre prevenção e combate aos incêndios florestais, além de informações sobre os equipamentos que são utilizados, tanto de combate direto e indireto, como também equipamento de proteção individual, técnicas e táticas de combate aos incêndios florestais. No segundo momento, receberão instruções básicas de atendimento pré-hospitalar (primeiros socorros).

"É de suma importância a colaboração desses voluntários para estarem nos auxiliando, fortalecendo o corpo de bombeiros no combate aos incêndios florestais em nosso Estado. Neste período de seca, nós enfrentamos a maior incidência de focos de incêndios florestais”, ressaltou o instrutor do curso, sargento Silas Cruz de Souza.