O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), administra a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, que fica localizada em Palmas. A instituição atende pessoas vindas de diversos municípios do Tocantins e de outros estados, que estão em tratamento de saúde nos hospitais públicos estaduais de Palmas. Somente no primeiro semestre de 2024, a Casa de Apoio realizou 10.762 atendimentos aos usuários.
SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais de Palmas.
A hóspede Aparecida Afonso, 56, reside em Gurupi e apesar de ainda está recuperando sua saúde, deu prioridade e está acompanhando a cunhada, Silvania Margarida, 58, nas radioterapias, em Palmas. “A Casa de Apoio é de extrema importância para nós. Aqui as pessoas são amorosas e nos recebem muito bem”. Para a paciente Silvana Margarida, é graças a esse apoio dado pelo Governo do Tocantins que ela vai poder concluir seu tratamento de saúde.
Para o paciente José Neves da Cruz, 66 anos, morador de Santa Maria do Tocantins, a Casa de Apoio está dando todo o suporte para a sua permanência em Palmas enquanto termina seu tratamento de saúde. “Aqui temos todas as refeições, as acomodações são muito boas e o espaço externo é bem amplo. Dá até para fazer corrida”, comentou sorrindo. “Além disso, somos muito bem tratados aqui”, afirmou.
O titular da Setas, Jonis Calaça, destacou o trabalho realizado na Casa de Apoio administrada pelo Governo do Tocantins. “A instituição é de grande importância por ir além de ofertar hospedagem, mas principalmente cuidar das pessoas acolhendo-as em um momento em que passam por dificuldades. O trabalho da equipe da Casa de Apoio Vera Lúcia é realizado com muita dedicação, passando segurança e tranquilidade para os hóspedes e resultando no apoio de parceiros e voluntários para a instituição”, ressaltou.
A coordenadora da Casa de Apoio, Daniela Q. A. Salgado, informou sobre o serviço prestado na instituição e destacou a importância do apoio voluntário da sociedade civil. “Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, que oferece gratuitamente as principais refeições e atendimento humanizado, a instituição também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam os internos de diversas formas”, destacou.
Doações
A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.
Casa de Apoio
Objetivo é oferecer conforto e condições dignas a pacientes que moram no interior e realizam tratamento de saúde em Palmas. Os hóspedes da Casa são pacientes encaminhados, por assistentes sociais, dos hospitais públicos de Palmas: Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina. A Casa tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas.
Estrutura física
A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.
Localização
A instituição está localizada a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso.
*Secom Tocantins