Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
REDE ORTO
EMPRESA PIPES

DNIT fecha contrato milionário para travessia em balsas após queda de ponte que matou 17 pessoas

10 janeiro 2025 - 12h59Por Da Redação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou a empresa PIPES Empreendimentos LTDA para realizar a travessia de passageiros e veículos no rio Tocantins, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O contrato, no valor de R$ 6.405.001,97, foi formalizado nessa quinta-feira (9), com publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (10).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

MOBILIZAÇÃO DAS BALSAS

As balsas já chegaram à região e as equipes estão em fase de mobilização para iniciar os serviços. De acordo com o DNIT, a infraestrutura necessária para operar as balsas, incluindo os acessos e exigências da Marinha, ainda está sendo finalizada.

CONTRÁTO VÁLIDO POR 1 ANO 

O contrato com a empresa PIPES Empreendimentos LTDA tem validade de um ano, a partir do dia do acidente que causou a queda da ponte no dia 22 de dezembro de 2024, resultando em 14 mortes e três desaparecimentos.

ATRASO NAS TRAVESSIAS 

Apesar das tentativas anteriores de iniciar a travessia, o processo enfrentou atrasos devido a problemas com a documentação da empresa responsável e com a construção dos acessos às margens. Em 3 de janeiro de 2025, testes com uma balsa de travessia para pedestres foram realizados, mas a Marinha ainda aguarda a regularização para liberar as balsas para o transporte de veículos.

COLAPSO DA PONTE E INVESTIGAÇÃO 

A queda da ponte ocorreu no dia 22 de dezembro de 2024, quando o vão central cedeu. O acidente envolveu 18 pessoas, resultando na morte de 14 e deixando três desaparecidos. A Polícia Federal está investigando as causas do colapso da estrutura.